O Inimigo Público - Nuno Rogeiro
Carl Schmitt, bin Laden e o Terrorismo Pós-Moderno
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
230
Editor:
Gradiva
ISBN:
9789726628835
Idioma:
Português
10%
€13,63
Ganhe €1,36
Envio até 4 dias
 

Sinopse

Um dos mais controversos pensadores do século XX, Carl Schmitt, dizia que a noção de político se consubstancia na distinção entre amigo e inimigo. O adversário político é, obviamente, o «inimigo público», e não o mero opositor individual. Trata-se, no fundo, daquele que declara ser hostil a toda a comunidade, ou que é assim tido por ela.

A ascensão de Usama bin Laden às primeiras páginas da política internacional, e até interna, actualiza esta discussão, bem como uma outra: novamente segundo Schmitt, um risco mortal das novas batalhas ideológicas e morais é o da criminalização do inimigo, e ainda o da transformação do conflito em guerra total, sem regras nem fronteiras, onde tudo é permitido. De outra maneira, «entrar em guerra» contra o terrorismo, em sentido próprio, significa, não tratá-lo como caso de polícia, mas reconhecê-lo como adversário, também com todos os riscos inerentes.

Raciocinando sobre estas categorias, baseando-se numa importante bibliografia, em dados e informações novas, ou até agora reservadas, e em investigações em curso, o autor procura depois debruçar-se sobre a realidade do terrorismo apocalíptico, mais de um ano depois do 11 de Setembro. Estuda detalhadamente as raízes e influências, as teses sobre a origem do nome, o programa e o objectivo, os meios, a implantação internacional e a estrutura da «Al Qaeda», reflectindo sobre os próximos capítulos de uma telenovela que continua a abalar o mundo.
O Inimigo Público de Nuno Rogeiro

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Inimigo Público
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Nuno Rogeiro é licenciado em Direito e desenvolveu uma intensa atividade nos meios de comunicação social. Foi redator de vários jornais, colaborador das rádios TSF, Comercial e Nostalgia tendo conquistado com o programa Desmancha-Prazeres o prémio Se7e de Ouro, em 1992. Na televisão, notabilizou-se no comentário de conflitos internacionais e em vários programas especiais. Colaborou no desenvolvimento da Enciclopédia Pólis e foi cofundador da revista Futuro Presente.
Iniciou a carreira universitária como monitor de Ciência Política na Faculdade de Direito de Lisboa e prosseguia-a como professor universitário de Direito Constitucional e História das Ideias Políticas na Universidade Lusíada de Lisboa. Atualmente é coapresentador e repórter do programa Sociedade das Nações, na SIC Notícias, colunista na revista Sábado e codirector do Instituto Euro-Atlântico – (...)
Trump - Novo contrato com a América ou fraude?
de: Nuno Rogeiro 
Imigração clandestina e tráfico de pessoas na europa
de: Nuno Rogeiro 
Análise política das crises (2007-2013)
de: Nuno Rogeiro 

Bibliografia

2017
Dom Quixote
2015
Dom Quixote
2013
Dom Quixote
2011
Dom Quixote
2010
Sextante Editora
2008
Gradiva

Características

O Inimigo Público de Nuno Rogeiro

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Gradiva

Idioma: Português

Dimensões: 156 x 231 x 15 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 230


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Política > Política Internacional


O Inimigo Público
 

Do mesmo autor

Trump - Novo contrato com a América ou fraude?
Nuno Rogeiro 
Imigração clandestina e tráfico de pessoas na europa
Nuno Rogeiro 

Veja outros titulos do tema

De Reagan a Trump
Clara Ferreira Alves 
Dez Mapas que lhe Revelam Tudo o que Precisa de Saber sobre Política Internacional
Tim Marshall 
Stéphanie Hennette 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal