O Homem das Cartas de Londres - José António Barreiros
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
208
Editor:
Gótica
ISBN:
9789727920877
Idioma:
Português
10%
€15,14
Ganhe €1,51
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

Funcionário da Embaixada de Portugal em Londres, em 1942-1943, Rogério havia sido recrutado em Lisboa pelos agentes do Eixo.

Os seus contactos [«Francisco Mendes» e «Manuel Castro»] esperavam que lhes enviasse, através da mala diplomática, mensagens em tinta invisível sobre elementos de informação que recolhesse em Inglaterra.

Uma dessas cartas foi interceptada pelo MI5 que tinha conhecimento das suas actividades através de escuta e descodificação das comunicações rádio telegráficas alemãs, efectuadas em Bletchley Park.

Julgado no «Old Bailey», Menezes foi condenado à morte, mas na sequência de um jogo diplomático de alto nível, no qual se envolveu o próprio Oliveira Salazar, o Rei Jorge VI comutou-lhe a pena. A política oficial portuguesa de «neutralidade colaborante» conheceu então um dos seus momentos críticos.

Nas suas memórias, escritas após a fuga para a URSS, «Kim» Philby refere o caso de Menezes, no qual se envolveu, com afecto. Numa recente publicação britânica sobre o «Camp 020», o local de interrogatório dos espiões estrangeiros aprisionados em Inglaterra, o seu director, tenente-coronel Stephens refere-se à neutralização de Menezes como «um dos grandes sucessos do MI5».

O seu biógrafo teve o privilégio de o encontrar ainda vivo, em Castelo Branco, pelo que parte da investigação que subjaz ao livro decorre do seu contributo.
O Homem das Cartas de Londres de José António Barreiros

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Homem das Cartas de Londres
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


José António Barreiros é advogado. Tem-se dedicado à escrita jurídica e ao ensaio histórico, como a apresentação de O Príncipe de Maquiavel e nomeadamente no sector dos estudos sobre a guerra secreta em Portugal nos anos 1939-1945. Publicou os livros A Lusitânia dos Espiões, colectânea de artigos; O Homem das Cartas de Londres, biografia de Rogério de Menezes, agente do Eixo; Uma Agente Dupla em Lisboa, biografia de Nathalie Sergueiew, do XX Committee; O 13º Passageiro, sobre a fatídica viagem do actor Leslie Howard a Lisboa e Traição a Salazar, sobre actuação do SOE em Portugal. Traduziu e prefaciou a narrativa histórica Eu roubei o Santa Maria de Jorge Soutomaior. Na área da ficção, é autor de Contos do Desaforo e do romance Não se Brinca com (...)

Bibliografia

2014
Labirinto de Letras
2013
Labirinto de Letras
2012
Oficina do Livro
2011
Oficina do Livro
2011
Oficina do Livro
2008
O Mundo em Gavetas
2007
O Mundo em Gavetas

Características

O Homem das Cartas de Londres de José António Barreiros

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Gótica

Idioma: Português

Dimensões: 148 x 233 x 13 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 208


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Outras Formas Literárias


O Homem das Cartas de Londres
 

Do mesmo autor

Um Crime de Fronteira
José António Barreiros 
Incluindo os peculatos especiais, actualizado segundo a jurisprudência
José António Barreiros 
José António Barreiros 

Veja outros titulos do tema

Livro-Caderno
Pedro Chagas Freitas 
Raul Minh'alma 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal