O Futuro da Internet (eBook) - Pedro Quelhas Brito
Estado da Arte e Tendências de Evolução da Internet
Formato do ficheiro:
Pdf
Edição/reimpressão:
1999
Páginas:
296
Editor:
Edições Centro Atlântico
ISBN:
9789896151683
Coleção:
Idioma:
Português
Informação eBooks
Disponibilidade Imediata
 

sobre o produto

Picasso disse um dia que os computadores são inúteis pois apenas conseguem dar-nos respostas. Esta expressão vem a propósito de um conjunto de contributos publicados recentemente na revista WIRED sobre a forma como a tecnologia interfere connosco. Dalai Lama lembra um antigo projector manual de filmes, que lhe despertou a paixão pelo cinema e pela electricidade. O sonho de David Crosby é um computador que o acompanhe para onde quer que vá, obediente, mas não demasiado subserviente, enfim, um amigo inteligente! Robert Sullivan faz, por seu lado, a apologia das máquinas de escrever tradicionais. Mas porque é que toda esta necessidade de pensar nas tecnologias das nossas vidas, com vista a avaliar a direcção para onde nos conduz esta nova era digital, se torna pertinente nestes tempos de finais de milénio?

Da organização Fordista dos princípios do século, associada à produção em massa, centrada na empresa e nos átomos, o mundo avançou rapidamente nos últimos anos para a era da informação, a era dos bits, com as mesmas economias de escala, mas menos relacionadas com o espaço e com o tempo. Mas talvez esta nova era digital tenha sido tão discutida que não nos tenhamos dado conta que estamos a passar para uma era pós-informação, como refere Negroponte: "Muitas actividades, em particular a dos chamados trabalhadores do conhecimento, não estão dependentes do tempo e do local e serão separadas muito mais cedo da radicação geográfica". Sem terem de estar ao mesmo tempo na sala de operações, "no futuro teremos as tecnologias de telecomunicações e de realidade virtual necessárias para que um médico possa realizar em Houston uma operação delicada a um doente que está no Alaska".

O impacto da utilização das tecnologias de informação na sociedade, agora com a Internet e com o advento da sociedade pós-informação será, portanto, de assinalar. As máquinas interagem mais e melhor com os seus utilizadores. O aluno poderá cada vez mais aprender "fazendo", dando luz às teorias construtivistas da aprendizagem, a televisão tornar-se-á mais versátil e "interactiva", os serviços públicos estarão mais próximos do cidadão, as empresas serão "virtuais", as cidades serão "digitais", a informação torna-se "global" (ou "glocal")…

Mas tudo isto só trará vantagens?

A colectânea de artigos originais publicados neste livro sobre o futuro da Internet pretende sondar isso mesmo. Fizemos uma análise estratégica sobre o interesse do tema para os cibernautas e das áreas temáticas que seria mais interessante analisar de uma forma prospectiva. Endereçamos convites a alguns dos melhores especialistas ligados à Internet e obtivemos a resposta muito favorável por parte dos mesmos em relação a esta iniciativa que conta ao todo com 42 autores e 37 artigos que estão classificados em cinco grandes áreas temáticas (não necessariamente "estanques"):

Procurando representar simultaneamente o estado da arte sobre cada um dos sub-temas e uma análise prospectiva sobre as linhas de evolução da Internet, os artigos abordam os mais diversos assuntos e problemáticas ligadas à "net": desde a cultura ao social, desde a administração pública às empresas, desde a escola às novas tecnologias de informação e comunicação e à influência destas nas nossas vidas, na sociedade e no mundo. Certamente nem todas as áreas foram abordadas, seria aliás tarefa impossível. Grandes foram, no entanto, os esforços e valiosos os contributos dos autores.

A Internet é o tema dominante neste livro, sempre visto numa perspectiva de futuro, no amanhã (que já começou ontem) a "net" vai fazer cada vez mais parte das nossas vidas e vai revolucionar a forma como trabalhamos, como vivemos, como nos divertimos, como fazemos negócios, como aprendemos,...

Dependendo de si este livro poderá ser o primeiro de um projecto com continuidade no futuro. De facto, o futuro no mundo da Internet já é passado no momento em que acabar de ler esta frase. Nesse sentido a dinâmica é imparável.

Convidamo-lo, também a si, a ler connosco, o futuro. Talvez não seja assim tão mau. Talvez Picasso estivesse enganado...

Ou talvez não?
O Futuro da Internet (eBook) de Pedro Quelhas Brito , Pedro Campos , José Augusto C. A. Alves

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Futuro da Internet
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Pedro Campos

Pedro Campos é Professor Auxiliar de Interação Humano- Computador e Engenharia de Software na Universidade da Madeira. É Vice-Presidente do Madeira Interactive Technologies Institute. É ainda Investigador Convidado no Grupo de Visualização e Interfaces Multimodais Inteligentes do INESC-ID, membro fundador do Working Group 13.6 Human- Work Interaction Design da IFIP, editor associado do International Journal of Agile and Extreme Software Engineering e membro do comité editorial do International Journal of Cognitive Performance (...)

Características

O Futuro da Internet (eBook) de Pedro Quelhas Brito , Pedro Campos , José Augusto C. A. Alves

Ano de edição ou reimpressão: 1999

Editor: Edições Centro Atlântico

Formato do ficheiro: Pdf

Tamanho do ficheiro: 1.43 mb

Idioma: Português

Suporte: Produto Download

Páginas: 296

Coleção: Desafios


Tipo de Produto: eBook

Classificação Temática:

eBooks em Português
Informática > Internet
Informática > Outras Aplicações


Do mesmo autor

Pedro Campos 
Pedro Quelhas Brito 
A Globalização das Empresas Portuguesas
Pedro Quelhas Brito 

Veja outros titulos do tema

Gabriel Schade Cardoso 
Acelere Seus Aplicativos Web
Thijs Feryn 
Conheça Os Bastidores Da Maior Rede Social Do Planeta
Katherine Losse 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal