O Demónio do Movimento - Stefan Grabinski
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
216
Editor:
Cavalo de Ferro
ISBN:
9789728791117
Idioma:
Português
10%
€3,00
Ganhe €0,3
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Este livro de contos, todos eles passados nas grandes locomotivas que atravessavam a Europa em inícios do século XX, são um claro exemplo da qualidade e originalidade de escrita de Stefan Grabinski. Cada conto desta obra explora a influência que o movimento e a velocidade artificiais (entenda-se criados pelo Homem) têm nas mais diversas personagens. Seguindo um pouco aquela corrente médica do século XIX que avisava que a velocidade excessiva de certos veículos modernos podia trazer várias e graves doenças, os contos de Grabinski falam-nos de homens e mulheres comuns que se transformam quando viajam num comboio. Estes são contos humorísticos, contos fantásticos, contos policiais, contos eróticos, contos de terror mas sobretudo contos sobre a poesia da velocidade e do movimento.
O Demónio do Movimento de Stefan Grabinski
Críticas de imprensa
"15 contos que têm em comum o fascínio pelos comboios, e tudo o que lhes está associado, como as estações. Num meio caracterizado pelo movimento frenético, deslocam-se personagens quase sempre presas a obsessões ferroviárias - reveladoras de um modo de viver em que a velocidade era uma novidade no inicio do século. O incómodo associado a essa rapidez não se perdeu, apenas foi transporto dos caminhos de ferro para as auto-estradas da informação; daí, em parte, a revalorização do autor."
José Prata, in O Independente

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Demónio do Movimento
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Stefan Grabinski é um escritor maldito que poucos polacos conhecem. Nascido em 1887 começou desde muito jovem a escrever contos fantásticos entusiasticamente recebidos pela crítica, mas ignorados pelo público em geral. Os seus contos foram largamente influenciados pelo conceito bergsoniano de élan vital, a força ou energia espiritual que subjaz ao mundo sensível e influencia a matéria que Grabinski aliou às teorias sobre movimento e velocidade de Newton e Einstein e à filosofia de Maeterlinck. Foi esse élan vital que acrescentou à sua escrita os traços de modernidade que fizeram dele um dos pioneiros do modernismo na Polónia e na literatura mundial. Autor de inúmeros contos espalhados por livros e revistas, e de seis romances, Stefan Grabinski morreu em 1936 esquecido pela crítica e ignorado, como sempre fora, pelo público, que o achava demasiado estranho. Só muito (...)

Bibliografia

2013
DEDALUS LTD
2005
DEDALUS LTD
2003
Cavalo de Ferro
2003
Cavalo de Ferro

Características

O Demónio do Movimento de Stefan Grabinski

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Cavalo de Ferro

Idioma: Português

Dimensões: 130 x 210 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 216


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Outras Formas Literárias


O Demónio do Movimento
 
José Prata, in O Independente Este livro de contos, todos eles passados nas grandes locomotivas que atravessavam a Europa em inícios do século XX, são um claro exemplo da quali..." /> " />

Do mesmo autor

Stefan Grabinski 
Stefan Grabinski 
Stefan Grabinski 

Veja outros titulos do tema

Livro-Caderno
Pedro Chagas Freitas 
Jorge Luis Borges 
Raul Minh'alma 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal