O Delírio Amoroso & Outros Poemas - Bocage
Edição/reimpressão:
2005
Páginas:
174
Editor:
L&PM Editores
ISBN:
9788525411976
Idioma:
Português do Brasil, Português
10%
€9,02
Ganhe €0,9
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

'O delírio amoroso e outros poemas' tem seleção e prefácio da prof. Dra. Jane Tutikian (UFRGS). Poucas vezes a beleza formal e o lirismo confessional combinaram-se num tom de erotismo e sexualidade como na poesia de Bocage. Nascido em uma época de rigidez cultural no reino de Portugal, Bocage tornou-se um jovem irrequieto, perturbado, famoso por sua participação na vida boêmia e intelectual lisboeta. Romântico antes do romantismo, escrevia poemas eróticos, satíricos, nostálgicos, altamente confessionais, cheios de angústia, referências ao amor e à morte, fazendo pouco do Estado e da religião. Chegou a ser preso por causa de seus versos, vindo a falecer jovem, aos 40 anos, após publicar seus três volumes de poesia, Rimas - nada menos do que o ponto alto da poesia erótica e satírica em língua portuguesa até hoje. O gênio de Bocage só foi reconhecido pela posteridade.
O Delírio Amoroso & Outros Poemas de Bocage

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Delírio Amoroso & Outros Poemas
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Manuel Maria Barbosa du Bocage, o mais completo poeta do nosso século XVIII, nasceu em Setúbal em 1765 e faleceu em Lisboa em 1805. Aos 16 anos assentou praça na Infantaria de Setúbal, mas em 1783 alista-se na Academia Real da Marinha. Em Lisboa, participa na vida boémia e literária e começa a ganhar fama a sua veia de poeta satírico. Em 1786 embarca para a Índia, chegando a ser promovido a tenente; em 1789 aventura-se a ir a Macau e neste ano regressa a Portugal. Em 1791 publica o primeiro volume de Rimas e integra-se na Nova Arcádia (ou Academia de Belas Letras), onde recebe o nome de Elmano Sadino. Mas Bocage, pela sua instabilidade e irreverência, não se adaptou ao convencionalismo arcádico e abre conflitos com os seus confrades. Em 1797 é acusado de "herético perigoso e dissoluto de costumes"; e, como era conhecida a sua simpatia pela Revolução Francesa, é preso e (...)

Características

O Delírio Amoroso & Outros Poemas de Bocage

Ano de edição ou reimpressão: 2005

Editor: L&PM Editores

Idioma: Português do Brasil, Português

Dimensões: 106 x 176 x 18 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 174


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Poesia


O Delírio Amoroso & Outros Poemas
 

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

José Tolentino Mendonça 
Nikolai Gógol 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal