O Cortiço - Aluísio Azevedo
Edição/reimpressão:
2004
Páginas:
183
Editor:
Moderna
ISBN:
9788516039899
Idioma:
Português do Brasil, Português
10%
€8,48
Ganhe €0,85
Envio até 15 dias
 

Sinopse

O Cortiço, publicado em 1890, focaliza a ascensão social do comerciante português João Romão, dono de uma venda, de uma pedreira e de um cortiço, bem perto do sobrado de um patrício endinheirado, o comendador Miranda. A rivalidade entre os dois aumenta à medida que cresce o número de casinhas do cortiço, alugadas, na sua maioria, pelos empregados da pedreira, que também fazem compras na venda de João Romão, que, desse modo, vai se enriquecendo rapidamente. Com a intenção obsessiva de tornar-se rico, João Romão não se permite o menor luxo, economizando cada moeda e explorando os outros sempre que pode. A narração dos fatos da vida de João Romão entrelaça-se com a narração de vários episódios dos moradores do cortiço, cuja luta pela sobrevivência é dura e cruel. Acompanhando a evolução social de João Romão, o cortiço também se desenvolve, principalmente depois de um grande incêndio, quando passa por reformas e transforma-se na 'Avenida São Romão', com melhor aparência e uma população mais ordeira.
O Cortiço de Aluísio Azevedo

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Cortiço
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Aluísio Tancredo Gonçalves Azevedo nasceu em São Luís do Maranhão, no dia 14 de abril de 1857, filho do português David Gonçalves de Azevedo e de Emília Amália Pinto de Magalhães. Era o segundo filho do casal, nascendo depois do mais velho, Artur Azevedo, e antes de Américo Azevedo. Aluísio Azevedo fez seus primeiros estudos de pintura com o professor italiano Domingos Tribuzzi na cidade natal. Alimentava o sonho de prosseguir a formação na Academia Imperial de Belas Artes, para tornar-se pintor profissional. Em 1876 mudou-se para o Rio de Janeiro, a fim de frequentar o curso preparatório, mas viu esse sonho frustrado por falta de recursos financeiros. Passou a trabalhar na redação de periódicos humorísticos, tais como O Fígaro (1876), Mequetrefe (1877) e Comédia Popular (1878) para os quais realizou várias caricaturas. A morte do pai, em (...)

Bibliografia

2016
Bookpartners Brasil Editora
2015
Glaciar
2014
Martin Claret
2012
Martin Claret
2011
Estrofes & Versos
2010
Eucleia Editora
2009
Estrofes & Versos

Características

O Cortiço de Aluísio Azevedo

Ano de edição ou reimpressão: 2004

Editor: Moderna

Idioma: Português do Brasil, Português

Dimensões: 138 x 208 x 10 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 183


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance


O Cortiço
 

Do mesmo autor

Aluísio Azevedo 
Aluísio Azevedo 
Aluísio Azevedo 

Veja outros titulos do tema

Afonso Noite-Luar 
Lesley Pearse 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal