O Canto do Signo - Eduardo Lourenço
Existência e Literatura (1957-1993)
Edição/reimpressão:
1994
Páginas:
336
Editor:
Editorial Presença
ISBN:
9789722317306
Idioma:
Português
10%
€17,62
Ganhe €1,76
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

"Entre Crítica e Literatura não há nem concorrência, nem oposição, nem convergência. Há comparticipação na mesma liturgia do 'Imaginário' que ambas celebram, uma criando-a, a outra lendo-o e recriando-o numa espécie de infelicidade sublime a meio caminho entre o eco e a metáfora."
Esta passagem de «O Canto do Signo» é emblemática do pensamento que constitui o fio condutor ao longo de todas as páginas deste volume. Aqui se reúnem artigos e ensaios que se encontravam dispersos, escritos entre os anos 50 e 90. As três grandes partes ocupam-se, a primeira, da crítica literária e da sua relação com o texto; a segunda, constituída por textos mais propriamente "críticos", analisa obras de importantes autores portugueses, de Eça a Vergílio Ferreira, de Camilo a Agustina e a Jorge de Sena, entre vários outros; a terceira parte faz um balanço sobre a literatura portuguesa, nomeadamente a partir dos anos 40, situando-a em relação a novas (e inovadoras) formas de pensar os problemas da criação literária.
O Canto do Signo de Eduardo Lourenço

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Canto do Signo
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Ensaísta português, nasceu a 29 de Maio de 1923, em S. Pedro de Rio Seco, Almeida. Formado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra, onde foi professor entre 1947 e 1953, leccionou depois em várias universidades, como a da Baía, no Brasil, e nas Universidades de Hamburgo, Heidelberg, Montpellier, Grenoble e Nice. Fixando residência em Vence, leccionou, até à sua jubilação, na Universidade de Nice.
Tendo marcado durante cinquenta anos, com especial ressonância no pós-25 de Abril, o pensamento português, a voz de Eduardo Lourenço exerce um profundo e consensual fascínio sobre a intelectualidade portuguesa, surpreendendo pela "capacidade de ser portador de um olhar sempre diferente e inquietante sobre os problemas de que se ocupa", espantando pela "pluralidade de interesses, a imensidão de uma cultura que não se entrincheira em redutos (...)

Características

O Canto do Signo de Eduardo Lourenço

Ano de edição ou reimpressão: 1994

Editor: Editorial Presença

Idioma: Português

Dimensões: 140 x 210 x 35 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 336

Coleção: Biblioteca de Textos Universitários Nova Série


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Ensaios

Livros Universitários
Ciências da Educação e Humanidades > Estudos Clássicos


O Canto do Signo
 

Do mesmo autor

Eduardo Lourenço 
Eduardo Lourenço 
A Europa, na Encruzilhada
Eduardo Lourenço 

Veja outros titulos do tema

Maria Helena da Rosa Pereira 
Na Raia da Modernidade
Maria Alzira Moura Guedes 
Rita Marnoto 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal