O Adeus ao Império - Fernando Rosas
40 anos de descolonização portuguesa (2ª Edição)
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
260
Editor:
Nova Vega
ISBN:
9789897500404
Idioma:
Português
10%
€21,20
Ganhe €2,12
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Quarenta anos volvidos sobre processos e acontecimentos que tiveram um impacto estruturante, quer no Portugal democrático, quer nas nações que dele emergiram, e que pelo caminho cruzaram muitas esperanças com não poucos traumas, é tempo de fazer não apenas um balanço crítico, mas, sobretudo, de contribuir para aumentar a compreensão do fenómeno complexo que foi a descolonização portuguesa. É este o desafio que o presente volume tenta concretizar: oferecer ao público um conjunto de ensaios que permita situar o problema da descolonização de forma menos emotiva, dando ao mesmo tempo conta dos avanços que a investigação histórica tem produzido. Com este propósito, o livro procura abranger, de forma transversal, os vários temas que uma análise da descolonização portuguesa tem, forçosamente, de abordar: a génese e a evolução das diversas organizações anticoloniais, bem como a emergência de um sentimento anticolonial no seio da oposição portuguesa ao regime de Salazar; a situação militar nos diferentes cenários do conflito colonial em vésperas do 25 de Abril de 1974; o impacto decisivo das transformações internas na metrópole portuguesa, em 1974-75, sobre o processo de descolonização; o contexto internacional e a sua influência nesse mesmo processo; as formas variadas como este se desenrolou nos diferentes territórios do império português; o fenómeno da deslocação maciça dos ex-colonos para Portugal; as estratégias de construção da memória da descolonização no imaginário português.

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Adeus ao Império
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Fernando Rosas

Historiador português, nasceu em 1946, em Lisboa, tendo-se doutorado em História Económica e Social Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É, desde 1996, professor agregado de História Portuguesa Contemporânea na mesma universidade.
Oriundo de uma família de tradições republicanas, ele próprio um cidadão publicamente empenhado na defesa de ideias de justiça e igualdade social, o seu interesse enquanto investigador voltou-se para a História do Estado Novo. É hoje unanimemente considerado um dos maiores especialistas portugueses neste período histórico, sendo consultor da Fundação Mário Soares e de várias estações de televisão e rádio. É ainda director da revista História e presidente do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena várias iniciativas científicas (...)

Pedro Aires Oliveira

Pedro Aires Oliveira (n. 1971) é docente no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Os seus principais temas de investigação são a história das relações internacionais e a história contemporânea de Portugal. Em 2000 publicou o livro Armindo Monteiro. Uma biografia política (Prémio Aristides Sousa Mendes, da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses, e Menção Honrosa do Prémio da Fundação Mário Soares), e em 2004 foi o coordenador, com Fernando Rosas, do volume de ensaios A Transição Falhada. O Marcelismo e o Fim do Estado Novo. Entre 1999 e 2003 foi chefe de redacção da revista Política Internacional. Presentemente, exerce as mesmas funções na revista Relações Internacionais, publicação trimestral do (...)
40 anos de descolonização portuguesa (2ª Edição)
A Nova Rússia e a Crise das Esquerdas – XI Curso Livre de História Contemporânea
Estudos em homenagem a José Medeiros Ferreira

Bibliografia

2017
Nova Vega
2013
Edições Colibri
2011
Tinta da China
2007
Tinta da China
2006
Edições Colibri
2005
Edições Colibri

Características

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Nova Vega

Idioma: Português

Dimensões: 168 x 239 x 18 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 260

Coleção: Documenta Histórica


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
História > História de Portugal


O Adeus ao Império
 

Do mesmo autor

100 Anos depois
António Louçã 
Maria Alice Samara 
Última Lição
Fernando Rosas 

Veja outros titulos do tema

Tomo III
Alexandre Herculano 
De 1890 aos nossos dias
Yves Jean Jacques Léonard 
Palácios, quintas, conventos, aldeias, fábricas, minas, sanatórios... As histórias. As memórias. As lendas. Os mistérios.
Vanessa Fidalgo 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal