Numa Cidade Feliz - João Lobo Antunes
Edição/reimpressão:
1999
Páginas:
264
Editor:
Gradiva
ISBN:
9789726627043
Idioma:
Português
10%
€17,16
Ganhe €1,72
Envio até 4 dias
 

Sinopse

João Lobo Antunes, 55 anos, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa e Director dos Serviços de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, publica um livro de ensaios recentes, que vão desde a evocação de Margarida Vieira Mendes à sua visão da obra de artistas como Paula Rego ou Pedro Croft, de considerações sobre a Medicina, a Educação, a Saúde, o Ensino..., escritos como se fossem diagnósticos («Penso que o livro reflecte - como, de resto, a minha actuação cívica - o perfil daquilo que sou: médico. Esses meus actos críticos são diagnósticos. Que só se podem fazer guardando uma certa distância e uma certa liberdade. A liberdade no diagnóstico só pode nascer de uma grande tranquilidade profissional. E eu já fiz mais ou menos tudo o que pretendia na vida em termos profissionais e científicos.» in entrevista ao JL, 3.11.99).

João Lobo Antunes, irmão do romancista e psiquiatra António Lobo Antunes, licenciou-se em Medicina com nota máxima, fez o doutoramento na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, onde trabalhou doze anos e foi galardoado com o Prémio Pessoa em 1996.

Numa Cidade Feliz de João Lobo Antunes
Críticas de imprensa
«Notável, absolutamente notável, este livro de João Lobo Antunes! Pela escrita (excelente) pela desassombrada lucidez crítica, pela espantosa cultura, infelizmente rara num homem de ciência e num prático da Medicina Cirúrgica. Em quinze ensaios, escritos entre 96 e 99, João Lobo Antunes mostra-se igualmente à vontade numa oração de sapiência ou num texto pessoalíssimo como o evocativo de Margarida Vieira Mendes, e mostra-se tão conhecedor dos segredos da sua profissão quão íntimo de escritores como Montaigne e António Vieira ou de artistas como Paula Rego e José Pedro Croft, revelando-se ainda disponível para pensar filosoficamente algumas das últimas propostas de Fernando Gil.» Rodrigues da Silva, JL, 3.11.99

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Numa Cidade Feliz
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


João Lobo Antunes (n. 4 de Junho de 1944) foi um neurocirurgião português e irmão do escritor António Lobo Antunes. O seu pai, neurologista, colaborou de perto com Egas Moniz, personalidade que o influenciou desde novo. O seu tio-avô é considerado o pai da Neurocirurgia portuguesa, tendo tido como mestre Victor Horsley, um dos pais da Neurocirurgia moderna.

Licenciou-se em 1968 em Medicina na Universidade de Lisboa. Três anos após terminar a licenciatura, obteve uma bolsa Fulbright e foi para os Estados Unidos, onde permaneceu entre 1971 e 1984, e trabalhou no Departamento de Neurocirurgia de Nova Iorque (Universidade de Columbia), onde foi nomeado Professor Associado de Neurocirurgia. Doutorou-se em Medicina, pela Universidade de Lisboa, em 1983. Um ano mais tarde regressou a Portugal como Professor Catedrático de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina de (...)

Bibliografia

2015
Gradiva
2013
Althum.com
2012
Fundação Francisco Manuel dos Santos
2012
Fundação Francisco Manuel dos Santos
2010
Gradiva
2008
Gradiva

Características

Numa Cidade Feliz de João Lobo Antunes

Ano de edição ou reimpressão: 1999

Editor: Gradiva

Idioma: Português

Dimensões: 150 x 230 x 20 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 264


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ciências Sociais e Humanas > Outros
Literatura > Ensaios


Numa Cidade Feliz
 

Do mesmo autor

Ensaios
João Lobo Antunes 
Manuel Valente Alves 
João Lobo Antunes 

Veja outros titulos do tema

O confronto futuro entre a Máquina e o Homem
Gerd Leonhard 
Manifesto
Nuccio Ordine 
J. Manuel Nazareth 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal