Nós - Evgueni Zamiatine
(4ª Edição)
Os nossos poetas já não vivem no empíreo. A lira deles é a fricção matutina da escova de dentes eléctrica.
Edição/reimpressão:
1990
Páginas:
287
Editor:
Antígona
ISBN:
9789726080329
Idioma:
Português
10%
€16,00
Ganhe €1,6
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Neste romance, escrito em 1920, Zamiatine descreve, mais do que um mundo futuro, as relações humanas nesse mundo, que é eficazmente produtivista, limpo, desprovido de emoção.
As figuras humanas visíveis são apenas as dos adultos; os velhos e as crianças não estão presentes na narrativa. Os homens e as mulheres são aparentemente iguais, a começar pelo vestuário, funcional e simples (os unifs); todos têm números, e não nomes.
O meio circundante corresponde necessariamente a este tipo humano: visto a individualidade não existir, os apartamentos são transparentes. Só nas relações sexuais, superiormente organizadas, obedecendo sempre a um dia e a uma hora pré-determinados, surge um vislumbre de privacidade: fecham-se as persianas do quarto.
Trata-se, enfim, de uma ficção sobre o triunfo da racionalidade num sistema social em que cada pessoa se dissipa numa ideia de comunidade.

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Nós
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Evgueni Zamiatine (1884-1937), engenheiro naval por profissão e escritor por vocação, é um dos maiores vultos literários do século XX. Famoso no Ocidente pela pioneira distopia Nós (1924), obra proibida na URSS e que inspiraria 1984, de George Orwell, tinha por tema favorito a total liberdade humana de criar, imaginar, amar e mudar o mundo. Este aspecto converteu-o num cidadão inconveniente em dois regimes despóticos: o czarismo condenou-o a um ano de exílio; o comunismo baniu-o para sempre. Inicialmente iludido com o bolchevismo, depressa foi vítima de uma das mais cerradas campanhas estalinistas de silenciamento e recusou-se a engrossar a lista de «engenheiros da alma» ao serviço do totalitarismo. Autor de contos, peças de teatro e exímio estilista, comparado a Gogol e apadrinhado por Gorki, legou-nos uma obra sem complacências com as injustiças e a (...)

Bibliografia

2017
Antígona
2013
SILLAGE
2006
VERDIER
2005
ACTES SUD
2001
SOLIN
1998
CIRCE
1998
CIRCE

Características

Ano de edição ou reimpressão: 1990

Editor: Antígona

Idioma: Português

Dimensões: 128 x 209 x 15 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 287


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance


Nós
 

Do mesmo autor

Evgueni Zamiatine 
Evgueni Zamiatine 
Evgueni Zamiatine 

Veja outros titulos do tema

Afonso Noite-Luar 
Lesley Pearse 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal