Manual de Prestidigitação - Mário Cesariny
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
160
Editor:
Assírio & Alvim
ISBN:
978-972-37-1993-2
Idioma:
Português
10%
€14,40
Ganhe €1,44
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Publicado pela primeira vez em 1956, «Manual de Prestidigitação» surge agora numa renovada edição, profundamente revista de acordo com as instruções deixadas pelo seu autor.

Como disse em tempos Fernando J.B. Martinho, «[…] O livro é todo ele, com as suas cenas, os seus exercícios, os seus camarins, uma homenagem ao teatro, e a permanente lembrança de que a poesia é um arte de passes e passos mágicos, uma arte da prestidigitação, não importa se carecida ou não de manual. Só espanta que tenha levado tanto tempo que alguém se lembrasse de fazer a ligação, a correspondência. Outra coisa não pedia uma poesia que, de há muito, se nos oferecia como ritual, como espectáculo, como convite à iniciação na ars magna. Então não foi Cesariny que, um dia, celebrou Artaud e que, por via dele, nos prometeu o «acordar» para uma outra realidade, para lá do real que temos, susceptível ou não de reabilitação? E não ele também que saiu a dar-nos e aos actores as boas-vindas no castelo brumoso de um outro príncipe, expondo-nos, sem piedade, ao "metal fundente" que corre "entre nós e as palavras"?»
Manual de Prestidigitação de Mário Cesariny
Excerto

o prestidigitador vai a roma implorar a bênção papal

Em cima do barco
que esperta a corrente
é hoje que parto
para sempre

Todos os teus rostos
me verão chegar
ver-me-ás saciar
todos os teus gostos
alvuras e mostos
da lira solar

Hoje a noite é una
em luz e razão
Dois olhos — e espuma

Enfuna-te, escuna

Aproa ao vulcão

(p. 152)

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Manual de Prestidigitação
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Poeta, autor dramático, ficcionista, crítico, ensaísta, tradutor e artista plástico português, nasceu a 9 de Agosto de 1923, em Lisboa, e morreu a 26 de Novembro de 2006, também naquela cidade.
Depois de ter estudado no Liceu Gil Vicente, entrou para Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde frequentou o primeiro ano, e mudou depois para a Escola de Artes Decorativas António Arroio. Depois de ter frequentado esta escola, prosseguiu estudos de belas-artes em Paris, tendo, ainda, estudado música com o compositor Fernando Lopes Graça.
Figura maior do surrealismo português, a influência que viria a exercer sobre as gerações poéticas reveladas nas décadas posteriores aos anos 50, período durante o qual publicou alguns dos seus títulos mais significativos, ainda não foi suficientemente avaliada. Promoveu a técnica conhecida por "cadáver (...)

Características

Manual de Prestidigitação de Mário Cesariny

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Assírio & Alvim

Idioma: Português

Dimensões: 148 x 205 x 13 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 160


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Poesia


Manual de Prestidigitação
 

Do mesmo autor

Mário Cesariny 

Veja outros titulos do tema

Daniel Jonas 
antologia poética
Rui Costa 
Eugénio de Andrade 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal