Literatura Oral em Verso - Carlos Nogueira
A Poesia em Baião
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
208
Editor:
Estratégias Criativas
ISBN:
9789728257224
Idioma:
Português
10%
€15,90
Ganhe €1,59
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Literatura Oral em Verso: A Poesia em Baião é um ensaio consagrado ao cancioneiro popular / tradicional português, centrado empiricamente no corpus reunido pelo próprio autor no concelho de Baião, o mais rural, mais interior e mais carenciado do distrito do Porto. Grande parte das conclusões obtidas podem ser aplicadas a outros acervos, bem como a outras modalidades de poesia oral, como observa Francisco Topa no "Prefácio" da obra: "tomando embora como ponto de partida o património oral de Baião, acaba por fornecer-nos um conjunto de reflexões e de elementos de análise que quase sempre são válidos para o conjunto da poesia oral e até da poesia tradicional ou de inspiração tradicional".

O autor demonstra neste estudo que uma abordagem séria da poesia oral não pode fixar-se unicamente no âmbito do literário. O percurso teórico-metodológico seguido neste livro estriba por isso em domínios nucleares para o conhecimento de qualquer sector da literatura oral tradicional: o contexto social e cultural da performance literária, a personalidade e idiossincrasia dos poetas-intérpretes, as funções que os poemas cumprem na comunidade, as diferentes espécies, a linguagem e o estilo, as circunstâncias da composição, da transmissão e da recepção dos textos.

Na Introdução, Carlos Nogueira apresenta a configuração do espaço da recolha, assinalando as motivações que subjazem à prática da oralidade poética; no primeiro capítulo, opera a conceituação e caracterização de diversos aspectos imprescindíveis para a unidade orgânica do trabalho, designadamente a relação oral / escrito, as circunstâncias da transmissão e da recepção, as relações entre poesia oral, música e dança, a definição dos papéis de poeta e intérprete populares, os tipos de variantes (assim como a sua importância no processo de produção / sobrevivência do poema) e as funções desta literatura; no segundo, de entre as diversas manifestações poéticas populares registadas em Baião, reflecte sobre aquelas que se revestem de um estatuto de maior autonomia, alcance e notoriedade no grupo social, designadamente os poemas dos Cortejos do Menino Jesus, as cantigas ao desafio, os pasquins, os testamentos, as pulhas e as dedicatórias, porque correlacionadas com tradições que as fundamentam; no terceiro, submete o corpus a uma análise das formas da expressão (língua e versificação) e de alguns conteúdos (religião popular e universo histórico-político).

Neste trabalho, procura-se descortinar as articulações do objecto literário quer com os elementos supra-individuais que conformam a dinâmica da tradição e da inovação literárias quer com as forças da história e da sociedade, de que o poeta é mensageiro, participante e testemunha. Pretende-se, em última instância, caracterizar um tipo de literatura e um tipo de homem.
Literatura Oral em Verso de Carlos Nogueira

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Literatura Oral em Verso
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Carlos Nogueira (Universidade de Vigo – I Cátedra Internacional José Saramago) doutorou-se em Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem sido Investigador e Professor Convidado em universidades europeias e da América Latina. Tem mais de três dezenas de livros académicos publicados em editoras como a Imprensa Nacional – Casa da Moeda, a Fundação Calouste Gulbenkian,as Edições Lusitânia e a Porto Editora. É o caso de A Sátira na Poesia Portuguesa e a Poesia de Nicolau Tolentino, Guerra Junqueiro e Alexandre O'Neill (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian / FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, colecção "Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas", 2011); e de Nenhuma Palavra É Exata. Estudos sobre a obra de Valter Hugo Mãe (org.), Porto, Porto Editora, 2016. (...)

Bibliografia

2012
Tcharan
2012
Tcharan
2011
Tcharan
2009
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
2004
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
2002
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda

Características

Literatura Oral em Verso de Carlos Nogueira

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Estratégias Criativas

Idioma: Português

Dimensões: 168 x 238 x 9 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 208


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Outras Formas Literárias


Literatura Oral em Verso
 

Do mesmo autor

Carlos Nogueira 
Carlos Nogueira 
Contos de Tradição Oral
Carlos Nogueira 

Veja outros titulos do tema

Livro-Caderno
Pedro Chagas Freitas 
Raul Minh'alma 
Processos de Transferência na Literatura Electrónica e Arte Digital
Álvaro Seiça 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal