Júlio Pomar e Pedro Cabrita Reis - Das Pequenas Coisas - Pedro Cabrita Reis
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
224
Editor:
Documenta
ISBN:
9789898834805
Idioma:
Português, Inglês
10%
€20,00
Ganhe €2
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

A exposição Júlio Pomar e Cabrita Reis: Das pequenas coisas [1 de Junho - 8 de Outubro de 2017] integra-se no programa de exposições do Atelier-Museu Júlio Pomar que, todos os anos, cruza a obra de Júlio Pomar com a de outros artistas, de modo a estabelecer novas relações entre a obra do pintor e a contemporaneidade.
Na exposição, Júlio Pomar e Cabrita Reis, através de objectos, esculturas e assemblages, exploram composições em materiais variados revelando que em pequenas coisas ou objectos podem estar contidos grandes gestos. Trata-se de usar pedaços ou fragmentos de materiais, quase sem intervenção dos artistas, como se as matérias-primas das obras fossem apropriadas pelos autores devido às associações que potenciam e, combinadas entre si, sem necessidade de modelação ou recurso a outro processo de trabalho escultórico.
Desse modo, embora não haja propriamente modelação de matérias, o gesto artístico mostra-se nos actos mais elementares de seleccionar, compor e associar os materiais colhidos do contexto ou realidade circundante, dando-lhes nova vida e atribuindo-lhes sentidos. Assim, os artistas falam das pequenas coisas e de grandes gestos - os gestos artísticos, atribuição de significados às coisas mais simples - como se lhes fosse possível, através de um acto alquímico, transformar a pedra em ouro. É isso de facto que fazem ao apropriar-se de materiais encontrados na rua e ao transformá-los em obras de arte. Por isso, nesta exposição a pequena coisa apresenta-se como uma metáfora do grande feito, poder do demiurgo: o acto criativo.
[…]
No seu conjunto, através das obras, a exposição revela momentos da biografia de cada artista, da forma como olham à sua volta. Revela como pensam as coisas íntimas e pequenas que para cada um têm significado, mostrando que os pequenos acontecimentos na arte e na vida podem ser os mais importantes; e tornando patente que a força das obras não depende do tamanho, mas da intenção de cada gesto e de cada olhar.
[…]
[Sara Antónia Matos]
Júlio Pomar e Pedro Cabrita Reis - Das Pequenas Coisas de Pedro Cabrita Reis , Júlio Pomar

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Júlio Pomar e Pedro Cabrita Reis - Das Pequenas Coisas
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Pedro Cabrita Reis

Pedro Cabrita Reis (Lisboa, 1956) é um dos artistas portugueses mais conhecidos da atualidade. Participou em exposições internacionais de renome: entre outras, o seu trabalho foi exposto na 9.ª Documenta de Kassel e na 24.ª Bienal de São Paulo. Em 2003, representou Portugal na Bienal de Veneza. A obra de Pedro Cabrita Reis inclui uma multiplicidade de meios, dos desenhos sobre papel utilizando grafite e pastel, passando pela pintura em grande escala, até às instalações de dimensões arquiteturais. Os meios que utiliza individualmente fluem uns nos outros sem perderem o seu carácter próprio. Esculturas transformam-se em imagens. Fotografias que surgem nas instalações conseguem abrir infinitos espaços de memória e reflexão. A «natureza» aparece no seu trabalho de uma forma extremamente filtrada, como um espaço para o pensamento. A perda da natureza como ideia (...)

Júlio Pomar

Júlio Pomar nasceu em Lisboa, em 1926. Frequenta a Escola de Arte Aplicada António Arroio e a Escola de Belas-Artes do Porto. Lá, integra um movimento que se auto-intitulava "Os Convencidos da Morte" e organiza a primeira Exposição da primavera, no Ateneu Comercial, com a participação de artistas anti-fascistas. Em 1950, realiza em Lisboa uma exposição individual na Sociedade Nacional de Belas Artes, onde apresenta obras marcantes da pintura portuguesa. Até 1975, o seu trabalho incide principalmente no retrato, com recurso ao desenho e à pintura. Substituiu o óleo pelo acrílico. Tem uma Fundação com o seu (...)

Bibliografia

2017
Documenta
2017
Documenta
2017
Documenta
2016
Fundação Júlio Pomar
2016
Documenta
2016
Caleidoscópio

Características

Júlio Pomar e Pedro Cabrita Reis - Das Pequenas Coisas de Pedro Cabrita Reis , Júlio Pomar

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Documenta

Idioma: Português, Inglês

Dimensões: 170 x 207 x 19 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 224


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Arte > Pintura


Livros em Inglês
Arte > Pintura


Júlio Pomar e Pedro Cabrita Reis - Das Pequenas Coisas
 

Do mesmo autor

Pedro Cabrita Reis 
Pedro Cabrita Reis 
Pedro Cabrita Reis 

Veja outros titulos do tema

Jorge Pinheiro 
Sena Runa 
15 Things An Astronaut Can'T Do Without!
Laura Minter 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal