Jogos Em Grupo Na Educação Infantil
Implicações da teoria de piaget
de Rheta DeVries e Constance Kamii
Sobre o livro
0 jogo é um tipo de atividade particularmente poderosa para o exercício da vida social e da atividade construtiva da criança. A afirmação de Piaget no prefácio é desenvolvida por Constance Kamii e Rheta DeVries ao longo deste livro. Os profissionais da área de educação infantil irão aqui encontrar, além de informações práticas, uma nova visão que redimensiona a importância dos jogos em grupo no desenvolvimento da criança. São apresentadas instruções para a variação e recriação dos oito tipos básicos de jogos: alvo, corrida, perseguição, de esconder, adivinhação, cartas, de ordens verbais e jogos de mesa. Os relatos de experiências com jogos como Pega-Pega, Coloque o Rabo no Burro, Bolinhas de Gude e outros mostram que: A crescente capacidade de jogar em grupo é uma conquista cognitiva e social de grande importância ... que deve ser encorajada antes dos cinco anos e estimulada depois dessa idade. As autoras sugerem maneiras de escolher ou modificar jogos, sejam eles novos ou tradicionais, para torná-los mais adequados ao aprendizado das crianças. Kamii e DeVries explicam como os jogos em grupo ajudam as crianças a desenvolver sua capacidade cognitiva e interpessoal mais eficiente e prazerosamente do que através de folhas de exercícios e atividades similares.