Jogos da Noite - Stig Dagerman
Edição/reimpressão:
1992
Páginas:
197
Editor:
Antígona
ISBN:
9789726080626
Idioma:
Português
10%
€15,00
Ganhe €1,5
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

A partir de Jogos da Noite, o tema da solidão ir-se-á impondo nos livros de Dagerman, substituindo assim a angústia como tema principal e como ponto de partida da reflexão das personagens. A confiança que foi perdendo nas capacidades de regeneração da actividade humana, brutalmente submetida ao trabalho, conduziu-o a uma morte voluntária, aos 31 anos.

"Deus entrou em casa de Newton, no rés-do-chão. O vestíbulo é grande e frio. Ao fundo, o lume arde numa lareira muito simples. Há uma criada a dormir no escabelo, com a cabeça mergulhada entre as coxas nutridas. O fumo sobe devagar de uma marmita. Um rato friorento trepa pelo pescoço da criada e esconde-se-lhe na cabeleira quente. E eis que Deus entra no gabinete de trabalho de Newton, quarenta e quatro degraus acima. É uma sala na qual, em virtude de um comum acordo entre Newton e os mais, ninguém fala. Newton acumulou durante toda a sua vida silêncio e mais silêncio nessa sala imensa. Silêncio de todas as partes do globo e de todas as épocas. Há silêncio jónico, silêncio conjugal, silêncio do mar da China e dos cumes dos Alpes. Mas entre duas finas placas de prata Newton guarda a alegria da sua alma, a suprema felicidade da sua colecção: o silêncio que o suplício de Tântalo deixa desenrolar-se.»
Jogos da Noite de Stig Dagerman

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Jogos da Noite
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Uma inquietação visceral assombrou a vida de Stig Dagerman (1923-1954), saudado precocemente como um Rimbaud do Norte, um Camus sueco e um jovem prodígio das letras nórdicas.

Esta insidiosa angústia assolava-o desde a sua Älvkarleby natal, onde a mãe o abandonara em tenra idade, acompanhou-o nos meios anarquistas de Estocolmo e culminaria no seu suicídio aos 31 anos.

Autor de culto, escreveu em quatro anos toda a sua obra, na qual se destacam A Serpente (1945), A Ilha dos Condenados (1946), Outono Alemão (1947) e Jogos da Noite (1947).

Legou-nos um exemplo de lucidez e resistência à mentira, como alicerce e esteio da acção humana, e algumas das mais belas páginas sobre a falsidade das relações e a angústia e a ira que as (...)

Bibliografia

2017
Antígona
2016
MAURICE NADEAU
2014
CENT PAGES
2014
NORDICA LIBROS
2013
DAVID R. GODINE PUBLISHER INC
2013
University of Minnesota Press

Características

Jogos da Noite de Stig Dagerman

Ano de edição ou reimpressão: 1992

Editor: Antígona

Idioma: Português

Dimensões: 128 x 207 x 13 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 197


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance


Jogos da Noite
 

Do mesmo autor

(3ª Edição)
Stig Dagerman 
Stig Dagerman 
Stig Dagerman 

Veja outros titulos do tema

Afonso Noite-Luar 
Lesley Pearse 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal