Jazz Para Rinocerontes (eBook) - Paulo Monteiro
Formato do ficheiro:
E-pub
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
48
Editor:
Editora Moinhos
ISBN:
9788592579210
Idioma:
Português do Brasil
Disponibilidade Imediata
 

sobre o produto

Em todas as linguagens a nave vaiO Avant-garde jazz, ainda que remeta à sensação de total improvisação, desenvolve uma linha narrativa sobre uma base musical preestabelecida, sobre a qual a improvisação é então elaborada. Há determinados casos em que a improvisação faz mesmo parte da composição original, nota por nota. A "orquestra do caos" que toca na mente de Paulo Monteiro associa-se à essa linha narrativa, fértil em elementos, que provoca uma sensação vertiginosa de símbolos, metáforas e personificações: erupção de (auto)imagens(?): Ginsberg, Kafka, Dionísio, Frankenstein, Roberto Piva, Van Gogh, Milles Davis, Nero: como "visões do fim da tarde", esses nomes aglutinam-se com sensações paradoxais da experiência, ora com a escrita ("meus versos são cânticos para o demônio pessoal"), ora com experiências bizarras ("meu primo morreu asfixiado com um osso de frango"), seja através da tragédia amorosa ("teu amor morrerá em breve nos teus doces delírios"), ou da fantasmagoria da memória ("agora o espectro derruba as panelas da minha mãe"): o jogo rápido das imagens (centro atrativo do livro), os saltos temporais e a colagem das situações banais se conjugam em um pano de fundo absurdamente realista: os versos curtos dão um efeito de celeridade e voracidade frente às imagens construídas, amalgamado com o absurdo e uma certa sedução nonsense que supera qualquer limite. É realmente contagiante a leitura. Os cortes que Paulo compõe privilegiam uma linguagem delirante, em aceleração constante, porém dilatando sentidos que não se cristalizam na sensação. Em alguns momentos, o jogo de palavras enriquecem o texto, pois quebra a expectativa de uma sequência apriorística.
Jazz Para Rinocerontes (eBook) de Paulo Monteiro

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Jazz Para Rinocerontes
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Paulo Monteiro nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1967. A partir dos 13 anos fez várias exposições de ilustração, ilustrou fanzines de poesia e desenhou cartazes e murais. Pós-graduou-se em História de Arte em 1993, ano em que foi viver para Beja.
Teve (e tem) interesses e ocupações muito diversas: escreveu para a rádio e para os jornais, passou filmes de terra em terra, compôs canções, tocou guitarra em lares, trabalhou nas vindimas, foi professor de Ciências da Natureza e de Geografia, foi agente de campo em muitas vilas e cidades, realizou ateliês de azulejaria, banda desenhada e ilustração, participou em escavações arqueológicas, fez teatro de fantoches, teatro de sombras chinesas, cenografia e figurinos, comissariou dezenas de exposições em vários domínios…
Escreveu e editou 3 fanzines de poesia: Poemas, Poemas a andar de carro e Poemas Japoneses. A (...)

Características

Jazz Para Rinocerontes (eBook) de Paulo Monteiro

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Editora Moinhos

Formato do ficheiro: E-pub

Tamanho do ficheiro: 0.00 mb

Idioma: Português do Brasil

Suporte: Produto Download

Páginas: 48


Tipo de Produto: eBook

Classificação Temática:

eBooks em Português
Literatura > Poesia


Do mesmo autor

Paulo Monteiro 
E Outras Histórias
Paulo Monteiro 

Veja outros titulos do tema

Lucas Rolim 
William Siniscalchi 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal