Iraque - Assalto ao Médio Oriente - Noam Chomsky
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
200
Editor:
Antígona
ISBN:
9789726081517
Idioma:
Português
10%
€3,00
Ganhe €0,3
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Chomsky é um dos mais conceituados intelectuais americanos e, para além do seu trabalho como linguista, tem vindo a publicar uma série de livros onde pensa a política americana e a sua implicação no mundo. Muito a propósito, surge este "Iraque - Assalto ao Médio Oriente", onde reúne uma série de conferências e entrevistas em que analisa a situação actual, que leva os americanos à guerra com o Iraque. Chomsky sempre achou Saddam um ditador detestável, mas pergunta-se por que o apoiaram os EU, fornecendo-lhe inclusivamente tecnologia militar para fabricar as armas que agora o obrigaram a destruir. Nessa altura, o Iraque era um parceiro de negócios dos EU, que "controlavam" o seu petróleo, mas hoje em dia são a França e a Rússia que têm esse domínio (daí também ser mais fácil perceber a posição que tomaram os dois países).

"Uma enorme clareza de análise, uma incisiva argúcia e sobretudo uma presença constante da memória, quase sempre tão incómoda. (...) a 'rede de Chomsky é vasta, e muitas das informações que recebe, muitos dos contactos que fomenta, muitas das viagens que efectua, muito do balanço que daí resulta, escapam à informação mais 'generalizada'. Neste aspecto, constitui uma importante 'fonte' de conhecimentos." Pedro Caldeira Rodrigues, Público, Mil FOlhas, 15/03/03

"Chomsky nunca colocou no banco dos réus o povo americano, mas sim a política belicista (bem explicitada em 'Piratas e Imperadores, Velhos e Novos' e 'Iraque - Assalto ao Médio Oriente') do cartel americano da alta finaça e das grandes companhias petrolíferas, por um lado, e dos estrategos serventuários do Pentágono e dos negócios obscuros do complexo industrial-militar, por outro, estruturas de poder que constituem o núcleo duro da actual política externa dos EUA..."
Vitor Quelhas, Expresso, Actual, 8/03/03
Iraque - Assalto ao Médio Oriente de Noam Chomsky

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Iraque - Assalto ao Médio Oriente
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Noam Chomsky, tem sido, ao longo de mais de quatro décadas, um proeminente linguista e um destacado ativista político. Nasceu em 1928, em Filadélfia, na Pensilvânia, de uma família de Judeus emigrados da Rússia. Com os pais conheceu desde cedo o interesse pelas questões linguísticas e pelos problemas políticos, nomeadamente quanto às diferentes posições da resistência judaica ao nazi-fascismo. Em 1945 matricula-se na Universidade de Filadélfia. Manifesta-se contra a criação do estado judaico na Palestina, prevendo a marginalização da população árabe. Chega a pensar em abandonar os estudos, para ir para a Palestina dedicar-se à cooperação socialista entre árabes e judeus. As suas simpatias socialistas orientam-se no sentido do movimento operário cooperativo, de tendência libertária. Na investigação linguística, Chomsky cedo se apercebe das limitações do (...)

Bibliografia

2017
PENGUIN BOOKS LTD
2017
B DE BOLSILLO
2017
MIT PRESS LTD
2017
SEVEN STORIES PRESS,U.S.
2017
PENGUIN BOOKS LTD
2017
Pluto Press

Características

Iraque - Assalto ao Médio Oriente de Noam Chomsky

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Antígona

Idioma: Português

Dimensões: 130 x 209 x 14 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 200


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Política > Política Internacional


Iraque - Assalto ao Médio Oriente
 

Do mesmo autor

C. J. Polychroniou 
Noam Chomsky 
Language And Evolution
Robert C. Berwick 

Veja outros titulos do tema

De Reagan a Trump
Clara Ferreira Alves 
Dez Mapas que lhe Revelam Tudo o que Precisa de Saber sobre Política Internacional
Tim Marshall 
Stéphanie Hennette 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal