Imagens em Fuga - José Bértolo
Os fantasmas de François Truffaut
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
96
Editor:
Documenta
ISBN:
9789898834652
Idioma:
Português
10%
€13,00
Ganhe €1,3
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Explorando dinâmicas complexas entre corpo e imagem, realidade e sonho, matéria e fantasma, as personagens de François Truffaut reflectem a instabilidade ontológica própria do cinema, que, como identificou Derrida, se concretiza na aparição e na desaparição de imagens fixas. Persiste a imagem em fuga no ecrã, a que os filmes em estudo neste livro parecem reportar-se por meio da ficção.

«Os filmes que ocupam o centro da minha reflexão - La mariée était en noir (A Noiva Estava de Luto, 1968), La sirène du Mississipi (A Sereia do Mississipi, 1969), L’histoire d’Adèle H. (A História de Adèle H., 1975) e La chambre verte (O Quarto Verde, 1978) - são, porventura, os filmes de Truffaut em que as figuras de representação se manifestam mais concretamente como chaves-mestras de descodificação, abrindo a porta a um entendimento mais apurado dos filmes.
Esta abordagem crítica assenta, porém, num pensamento teórico necessariamente mais vasto, e mais ou menos implícito, sobre o que é - ou pode ser - o cinema. Por esta razão, acompanhará o estudo dos filmes de Truffaut uma reflexão sobre questões como a fixidez e o movimento, a realidade e a representação, e ideias de materialidade (das efígies, dos corpos, do cinema).
Interessa-me sugerir que, através de diferentes procedimentos narrativos e figurais, os filmes de Truffaut exploram uma série de ideias relacionadas com a conceptualização do cinema enquanto meio de representação ontologicamente instável, que se constrói convocando em simultâneo a realidade física e a espectralidade do mundo.»
[José Bértolo]
Imagens em Fuga de José Bértolo

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Imagens em Fuga
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


José Bértolo desenvolve o doutoramento no Programa Internacional em Estudos Comparatistas PhDComp (Universidade de Lisboa, Universidade Católica de Lovaina, Universidade de Bolonha).

Enquanto investigador do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras de Lisboa, tem desenvolvido investigação nas áreas dos estudos fílmicos e das relações entre o cinema e outras artes, com especial incidência em questões de representação e figuração, ontologia e materialidade da imagem de cinema.

Integrou a comissão editorial da revista electrónica Falso Movimento e editou, com Clara Rowland, A Escrita do Cinema: Ensaios (Documenta, (...)
Os fantasmas de François Truffaut

Bibliografia

2017
Documenta

Características

Imagens em Fuga de José Bértolo

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Documenta

Idioma: Português

Dimensões: 160 x 217 x 7 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 96


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Arte > Cinema


Imagens em Fuga
 

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

Arte em vídeo após 2008
Manuel António Pina 
David Thomson 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal