Horta de Literatura de Cordel - Mário Cesariny
(Antologia)
Edição/reimpressão:
1983
Páginas:
376
Editor:
Assírio & Alvim
ISBN:
978-972-37-0070-1
Idioma:
Português
10%
€20,00
Ganhe €2
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

O conjunto de textos que se encontra em Horta de Literatura de Cordel partiu de um convite do então director da Biblioteca Nacional (João Palma-Ferreira) a Mário Cesariny no sentido de explorar o manancial que se encontra na B.N.. A pesquisa, que se estendeu por três meses durante os quais Cesariny buscou principalmente autores anónimos (ainda que também tenha incluído narrativas que, não pertencendo à literatura de cordel, considerou adequadas), resultou na edição em livro de cerca de 50 folhetos de cordel dos séculos XVII, XVIII e XIX, entre panfletos políticos, galhofas, crimes espantosos,… Nas palavras de João Palma-Ferreira "trata-se de literatura maior, pois revela uma velhíssima sabedoria do povo desprezada por preconceito elitista. Remete a zonas onde a capacidade de invenção e de recurso à metáfora atingiu um nível espantoso."
Na presente edição inclui-se um texto novo [O muro deste cerco…; pp. 49 a 55] e as cotas referentes a cada um dos textos.
Horta de Literatura de Cordel de Mário Cesariny

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Horta de Literatura de Cordel
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Poeta, autor dramático, ficcionista, crítico, ensaísta, tradutor e artista plástico português, nasceu a 9 de Agosto de 1923, em Lisboa, e morreu a 26 de Novembro de 2006, também naquela cidade.
Depois de ter estudado no Liceu Gil Vicente, entrou para Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde frequentou o primeiro ano, e mudou depois para a Escola de Artes Decorativas António Arroio. Depois de ter frequentado esta escola, prosseguiu estudos de belas-artes em Paris, tendo, ainda, estudado música com o compositor Fernando Lopes Graça.
Figura maior do surrealismo português, a influência que viria a exercer sobre as gerações poéticas reveladas nas décadas posteriores aos anos 50, período durante o qual publicou alguns dos seus títulos mais significativos, ainda não foi suficientemente avaliada. Promoveu a técnica conhecida por "cadáver (...)

Características

Horta de Literatura de Cordel de Mário Cesariny

Ano de edição ou reimpressão: 1983

Editor: Assírio & Alvim

Idioma: Português

Dimensões: 135 x 209 x 24 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 376


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Poesia


Horta de Literatura de Cordel
 
" />

Do mesmo autor

Mário Cesariny 
Mário Cesariny 

Veja outros titulos do tema

Eugénio de Andrade 
José de Almada Negreiros 
antologia poética
Rui Costa 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal