História da União Europeia - Juan Manuel Uruburu Colsa
Edição/reimpressão:
2004
Páginas:
282
Editor:
Coimbra Editora
ISBN:
9789723212914
Idioma:
Português
10%
€20,14
Ganhe €2,01
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

"O primeiro de Maio de 2004 é um dia histórico para a Europa. E o dia em que acolhemos na nossa família da União Europeia dez novos Estados-membros e setenta e cinco milhões de novos cidadãos. Cinco décadas após o início do grande projecto de integração europeia, deixam de existir de uma vez por todas as divisões da guerra-fria." Com estas palavras o Presidente da Comissão Europeia Romano Prodi, num recente discurso, sublinhava a culminação de um processo fundamental para a história europeia, como é a formação de uma União Europeia composta por 25 membros comprometidos por um conjunto de objectivos políticos, jurídicos e económicos comuns.
Este processo supõe a formação do maior bloco mundial de integração regional com uma população de mais de 450 milhões de pessoas e um território que abrange desde o Oceano Atlântico até às fronteiras ocidentais da antiga União Soviética. A União Europeia constitui uma realidade cujas dimensões e projecções começam a tornar difícil o estabelecimento de um elo de ligação entre aquelas ainda tímidas experiências de integração económica iniciadas com o Tratado de Paris em 1951, e os de Roma em 1957 e o estado actual da construção europeia. Por este motivo consideramos que era chegado o momento de realizar uma obra sobre a história de este percurso onde sintetizar o essencial de aqueles factos que impulsionados pelo firme empenhamento de um conjunto de pessoas que hoje em dia são reconhecidos como "visionários europeistas" possibilitaram o desenvolvimento do que na opinião de muitos já foi a maior experiência de integração regional do século XX.
Esperamos que estes dados possam servir como contributo para uma reflexão sobre uma realidade que, longe de estar definitivamente constituída encontra-se numa constante evolução na procura perpétua dos seus próprios ideais, numa lógica que bem pode ser descrita através das palavras que mais de meio século atrás proferiu o grande europeista Jean Monnet: "Nós sabemos (...) que as civilizações, mesmo as mais brilhantes, se elas não criarem os meios para se manter e se desenvolver ao ritmo de um mundo em progressão, estão em perigo de morte."

História da União Europeia de Juan Manuel Uruburu Colsa , Rogelio Pérez-Bustamante

comentários

Coloque aqui o seu comentário - História da União Europeia
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

História da União Europeia de Juan Manuel Uruburu Colsa , Rogelio Pérez-Bustamante

Ano de edição ou reimpressão: 2004

Editor: Coimbra Editora

Idioma: Português

Dimensões: 163 x 234 x 15 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 282


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
História > História da Europa


História da União Europeia
 
" />

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

Saul Friedländer 
(2.ª edição)
Maria José Tíscar Santiago 
Ensaio de releitura da revolução de 1917
Mário Machaqueiro 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal