História Crítica da Literatura Portuguesa - José Augusto Cardoso Bernardes
Vol. II - Humanismo e Renascimento
Edição/reimpressão:
1999
Páginas:
472
Editor:
Verbo
ISBN:
9789722219594
Idioma:
Português
10%
€24,77
Ganhe €2,48
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Dos nove volumes que irão constituir a História Crítica da Literatura Portuguesa, obra que procura ilustrar o movimento de evolução da Literatura Portuguesa, das origens à actualidade, sobretudo através de depoimentos criteriosamente seleccionados, encontram-se já publicados os tomos I, V, VI e VII. Não se trata de uma História da Literatura "de autor" (ou autores), no mesmo sentido em que o são as de Teófilo Braga, Mendes dos Remédios ou António José Saraiva e Óscar Lopes; trata-se, em vez disso, de um trabalho de teor antológico, que privilegia a recolha de extractos de análise e de ensaios críticos de variada dimensão, escolhidos de entre os que, em diversos tempos e sob distintas ópticas, são considerados os mais representativos e elucidativos. A História Crítica da Literatura Portuguesa obedece a uma coordenação geral, a cargo do Prof. Doutor Carlos Reis, da Universidade de Coimbra, o qual é responsável pela organização global da obra. Cabe a um especialista na área (ou áreas) periodológica(s) que cada volume compreende a recolha de depoimentos críticos, a qual será enquadrada, em cada volume, por uma introdução ao período, geração ou autor estudado, por uma bibliografia passiva e por textos doutrinários. Este segundo volume vai tratar as seguintes matérias nos seus seis capítulos: - Humanismo e Renascimento: quadro europeu e marcas da especificidade portuguesa; - Gil Vicente: o teatro de corte e a dramaturgia popular; - A renovação das práticas estéticas: o lirismo e a novela; - O teatro clássico; - A viagem no Renascimento português: experiência, história e criação literária; - Luís de Camões: apogeu e crise do Humanismo e do Renascimento.
História Crítica da Literatura Portuguesa de José Augusto Cardoso Bernardes

comentários

Coloque aqui o seu comentário - História Crítica da Literatura Portuguesa
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


José Augusto Cardoso Bernardes (n. 1958) é Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra onde tem sobretudo regido cadeiras no âmbito da Literatura Portuguesa do século XVI e na Didáctica da Literatura. Publicou O Bucolismo Português (Coimbra, 1988), Sátira e Lirismo no teatro de Gil Vicente (Coimbra, 1996), História Crítica da Literatura Portuguesa (dir. de Carlos Reis), Vol. II, "Humanismo e Renascimento" (Lisboa, 1999), Revisões de Gil Vicente (Coimbra/Braga, 2003) e A Literatura no Ensino Secundário (Porto, 2004). Foi co- Director de Biblos. Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa (Lisboa, (...)

Bibliografia

2013
Imprensa da Universidade de Coimbra
2008
Edições 70
2006
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
1988
Edições Almedina

Características

História Crítica da Literatura Portuguesa de José Augusto Cardoso Bernardes

Ano de edição ou reimpressão: 1999

Editor: Verbo

Idioma: Português

Dimensões: 168 x 234 x 30 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 472

Coleção: História Crítica da Literatura Portugues


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > História da Literatura


História Crítica da Literatura Portuguesa
 

Do mesmo autor

Estudos para Ofélia Paiva Monteiro
Carlos Reis 
José Augusto Cardoso Bernardes 
(2 Volumes - 2ª Edição))
José Augusto Cardoso Bernardes 

Veja outros titulos do tema

Maria Vitalina Leal de Matos 
Rutura, Transgressão e Transformação nas Literaturas Lusófonas de África
Marita Rainsborough 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal