Heróstrato - Fernando Pessoa
e A Busca da Imortalidade
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
272
Editor:
Assírio & Alvim
ISBN:
978-972-37-0594-2
Idioma:
Português
10%
€19,00
Ganhe €1,9
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

No ano de 356 antes de Cristo, foi reduzido a escombros o orgulho da cidade de Éfeso, o Templo de Artemisa, por Heróstrato, que deitou fogo ao edifício pensando que a sua destruição seria a única oportunidade de alcançar a fama imortal. Confrontados com tal acto os cidadãos de Éfeso promulgaram um decreto determinando a pena de morte para quem mencionasse o nome de Heróstrato na cidade, numa tentativa vã de que este fosse esquecido. Como refere Richard Zenith, o intuito de Fernando Pessoa neste livro, "era estudar a imortalidade - entendida como celebridade póstuma, sobrevivência na história - nas suas várias causas e manifestações: génio, notoriedade, produção artística, actuação política, fama dos indivíduos, fama das nações, tirania, santidade, poder militar, poder mental, grandes conquistas, grandes escândalos". Contudo, contrariando os seus propósitos, acabará por se centrar no problema da sobrevivência das obras literárias, concluindo que é impossível saber quem ficará para a história (sendo que o ideal, como afirma Pessoa, "seria uma epopeia que resistisse como Milton e interessasse como Conan Doyle").

Heróstrato de Fernando Pessoa

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Heróstrato
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Um dos maiores génios poéticos de toda a nossa Literatura e um dos poucos escritores portugueses mundialmente conhecidos. A sua poesia acabou por ser decisiva na evolução de toda a produção poética portuguesa do século XX. Se nele é ainda notória a herança simbolista, Pessoa foi mais longe, não só quanto à criação (e invenção) de novas tentativas artísticas e literárias, mas também no que respeita ao esforço de teorização e de crítica literária. É um poeta universal, na medida em que nos foi dando, mesmo com contradições, uma visão simultaneamente múltipla e unitária da Vida. É precisamente nesta tentativa de olhar o mundo duma forma múltipla (com um forte substrato de filosofia racionalista e mesmo de influência oriental) que reside uma explicação plausível para ter criado os célebres heterónimos - Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo (...)

Bibliografia

2017
Companhia das Letras
2017
Assírio & Alvim
2017
Assírio & Alvim
2017
Tinta da China
2017
Profile Books Ltd
2017
Assírio & Alvim

Características

Heróstrato de Fernando Pessoa

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Assírio & Alvim

Idioma: Português

Dimensões: 145 x 208 x 43 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 272

Coleção: Obras de Fernando Pessoa


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Ensaios


Heróstrato
 

Do mesmo autor

Fernando Pessoa 
Fernando Pessoa 
Fernando Pessoa 

Veja outros titulos do tema

(4.ª Edição)
Yuval Noah Harari 
Slavoj Žižek 
João Filipe Queiró 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal