Hermenêutica e Sociologia do Conhecimento - Susan J. Hekman
Edição/reimpressão:
1990
Páginas:
286
Editor:
Edições 70
ISBN:
9789724403410
Idioma:
Português
10%
€14,84
Ganhe €1,48
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Susan J. Hekman propõe aqui uma reorientação da sociologia do conhecimento e da teoria social. Fundando-se em especial na hermenêutica de Hans Georg Gadamer, sublinha a sua relevância para o estudo do universo humano, ao mesmo tempo que com ela contrasta e critica as doutrinas de Karl Mannheim, Paul Ricoeur, Michel Foucault, Jacques Derrida e Ludwig Wittgenstein.

Hermenêutica e Sociologia do Conhecimento de Susan J. Hekman
Excerto

Tem-se escrito tanto sobre a «crise» nas ciências sociais contemporâneas que a referência a esta situação se tornou o ponto de partida necessário para todas as obras sobre a teoria social e política contemporânea. Este livro, tal como tantos outros neste domínio, começa com o pressuposto de que as ciências sociais estão, de facto, em crise. Mas, ao invés de muitas daquelas obras, começa também com o pressuposto de que não é por si mesmo evidente de que crise se trata, ou de como se deve caracterizá-la. Apesar dos ataques à ciência social positivista e de as propostas de perspectivas alternativas se terem tornado lugares-comuns na literatura sobre teoria social e política, ainda não adveio qualquer solução definitiva ao debate. Pelo contrário, a «pestilência metodológica», como Weber lhe chamou, persistiu incólume durante pelo menos várias décadas.
Weber justificou a sua contribuição para as discussões metodológicas do seu tempo salientando que o trabalho metodológico é necessário quando confusões sobre metodologia constituem obstáculos no caminho do trabalho empírico. Sendo verdade no tempo de Weber, não o é menos em relação às ciências sociais que foi seriamente desacreditado nas décadas mais recentes continua a servir de base a grande parte da investigação científica sobre o social. Não foi substituído por nenhum dos programas alternativos propostos, em primeiro lugar, porque não existe unanimidade sobre qual das alternativas se deva adoptar e, segundo, porque nenhuma dessas alternativas oferece o que os cientistas sociais consideram uma metodologia viável para a investigação científica no domínio do social. Daqui resulta, como muitos discorreram, que as ciências sociais andam à deriva sem base teórica.

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Hermenêutica e Sociologia do Conhecimento
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

Hermenêutica e Sociologia do Conhecimento de Susan J. Hekman

Ano de edição ou reimpressão: 1990

Editor: Edições 70

Idioma: Português

Dimensões: 150 x 230 x 20 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 286

Coleção: O Saber da Filosofia


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ciências Sociais e Humanas > Filosofia


Hermenêutica e Sociologia do Conhecimento
 
" />

Do mesmo autor

Susan J. Hekman 
Reconsidering Identity Politics
Susan J. Hekman 
Reconsidering Identity Politics
Susan J. Hekman 

Veja outros titulos do tema

Erasmo de Roterdão 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal