Giotto - Vários
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
132
Editor:
Editorial Estampa
ISBN:
9789723315646
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€10,00
Ganhe €1
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Giotto di Bhondone nasceu cerca de 1267 em Colle di Vespignano, perto de Florença, e morreu nesta cidade em 1337.
Giotto ter-se-à provavelmente iniciado junto de Cimabue, cuja glória iria eclipsar. Inspirou-se também noutras fontes: nos mosaístas romanos, como Cavallini, em escultores como Nicola e Giovanni Pisano. Rodeado de artistas de Roma e Siena, Giotto pintou na Basílica Superior de São Francisco de Assis, nos últimos anos do século XIII, o seu primeiro grande ciclo de frescos, consagrado à vida de São Francisco. Aí integrou, pela primeira vez, volumes expressos em três dimensões numa arquitectura espacial coerente.
Por volta de 1300, Giotto é um mestre plenamente afirmado, dispondo em Florença de uma importante oficina. Produziu retábulos com fundo dourado, como o da Madona de Orgnissanti, que obedecem à estrita iconografia sagrada, mas que adquirem uma nova vida pela verdade e força conferidas as formas. Nos frescos da Capela da Arena de Pádua, encomendados pelo negociante Enrico Scrovegni, sobre os temas da vida da Virgem e de Cristo, tende a uma unidade plástica e dramática plenamente antigida. Em O Beijo de Judas, ou O Encontro de Joaquim e Ana, o imbricado dos grupos e a sua oposição traduzem uma intensa expressão psicológica.
Na Fuga para o Egipto ou na Lamentação por Cristo Morto, a compreensão iconográfica do motivo afasta todos os elementos anedóticos.
Entre 1308 e 1312, Giotto trabalhou em diversos locais, nomeadamente Rimini, Assis e de novo Pádua, etc. Encontrando-se com maior frequência em Florença durante os quinze anos seguintes, executou na Igreja de Snata Croce as célebres pinturas da Capela Peruzzi e depois da Capela Bardi. O modelo das figuras alonga-se, talvez sob a influência de S. Martini e da arte de Siena, nas cenas da vida de São Francisco na Capela Bardi. Nas cenas da vida dos dois santos Joões na Capela Peruzzi, Giotto criou uma animação simultaneamente mais fluida e mais densa.
Chamado para junto do rei de Nápoles, Roberto de Anjou, em 1328, Giotto foi encarregado de pintar uma galeria de homens ilustres (desaparecida). De regresso a Florença, foi nomeado mestre-de-obras da cidade e tomou a direcção dos trabalhos de arquitectura e urbanismo; em 1334 começou a construção do célebre campanário de Santa Maria del Diore.
Giotto de Vários

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Giotto
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

Giotto de Vários

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Editorial Estampa

Idioma: Português

Dimensões: 280 x 300 x 25 mm

Páginas: 132

Coleção: Os Mestres Pintores


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Arte > Pintura


Giotto
 
" />

Do mesmo autor

Vários 

Veja outros titulos do tema

Isabel Allende 
Manuela France 
Para pintar e meditar - Citações inspiradoras
Bookout 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal