Gato Fedorento: O Blog - Miguel Góis
Edição/reimpressão:
2005
Páginas:
320
Editor:
Cotovia
ISBN:
9789727951215
Idioma:
Português
20%
 
€15,00
€12,00
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Cada um dos 4 autores que constituem o GATO FEDORENTO (Miguel Góis, Ricardo de Araújo Pereira, Tiago Dores, e Zé Diogo Quintela) começou por escrever textos humorísticos para diversos media (televisão, rádio, jornais). O programa GATO FEDORENTO, no qual os autores são também actores dos seus próprios sketches, cedo se tornou referência humorística de culto. A sua divulgação em DVD, no final de 2004, transformou o GATO FEDORENTO num impressionante fenómeno de popularidade transgeracional em todo o país.

O que muitos dos seus apreciadores desconhecem é que GATO FEDORENTO é também um blog, mais concretamente "(...) um blog de opiniões e de polémica. Aliás, a polémica começa logo nesta apresentação porque, dos quatro autores do Gato Fedorento, um acha que o blog não devia ter polémica, outro defende que não devia ter opiniões e outro entende que não devia ser um blog, mas sim um espectáculo de marionetas. O quarto não quis dar a sua opinião, atitude que os outros três consideraram polémica."

O livro que agora se publica reúne, nas suas mais de 300 páginas, centenas de textos ali escritos de Abril de 2003 a Abril de 2005. Os comentários humorísticos, em regra curtos e não raro de índole inesperada, convocam-nos para uma revisão, não apenas do que foi o país nestes dois anos, mas também do que o país é.

Naturalmente, a atenção recai mais sobre os acontecimentos escaldantes que pontuaram os dois últimos anos, até porque foram muitos: os casos Casa Pia e Universidade Moderna, o Euro 2004 e toda a panóplia de temáticas que o futebol sempre proporciona, as Finanças (da Ministra Ferreira Leite ao Ministro Bagão Félix), as Mães de Bragança, Santana Lopes gerindo Lisboa e, depois, o país, a fuga de Fátima Felgueiras (e o ataque, em Felgueiras, a Francisco Assis), obras literárias (de Margarida Rebelo Pinto a José Saramago e Lídia Jorge) ou de divulgação divina (de Alexandra Solnado), debates em torno da despenalização do aborto, das drogas leves, da adopção de crianças por homossexuais, programas televisivos (concursos, novelas, telejornais), e o estrangeiro e a política externa, para mencionar apenas alguns tópicos. Tudo o que faz o quotidiano de um povo pequeno, resumidamente.

Como se não bastasse, o livro avança com um texto inédito que revela 'Como escrever um texto humorístico'. Principia assim: "uma das regras básicas de um texto humorístico é começar sempre com uma piada. Também podemos começar com um número de sapateado, mas há quem diga que o sapateado resulta melhor ao vivo do que em livro."

São, indiscutivelmente, o melhor do novo humor nacional.

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Gato Fedorento: O Blog
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Ricardo Araújo Pereira

Ricardo Araújo Pereira nasceu em Lisboa, em 1974. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, começou a sua carreira como jornalista no Jornal de Letras.
É guionista desde 1998. Em 2003, com Miguel Góis, Zé Diogo Quintela e Tiago Dores, formou o grupo humorístico Gato Fedorento. Escreve semanalmente na revista Visão e é um dos elementos do programa da TSF Governo Sombra. Assinou, em 2012, a rubrica Mixórdia de Temáticas, na Rádio Comercial. Com a Tinta-da-china, publicou quatro livros de crónicas — Boca do Inferno (2007), Novas Crónicas da Boca do Inferno (2009), A Chama Imensa (2010) e Mixórdia de Temática (2012) —, para além de Se não entenderes eu conto de novo, pá (Brasil, 2012). Coordena a Colecção de Clássicos de Literatura de Humor, que integra autores como Charles (...)

Características

Ano de edição ou reimpressão: 2005

Editor: Cotovia

Idioma: Português

Dimensões: 181 x 160 x 22 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 320


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Humor


Gato Fedorento: O Blog
 

Do mesmo autor

Ou Então é Outra Coisa Completamente Diferente por Zé Manel Taxista
Ricardo Araújo Pereira 

Veja outros titulos do tema

Uma espécie de manual de escrita humorística
Ricardo Araújo Pereira 
Um manual para fazer amor à bruta e diminuir as guerras no mundo
Guilherme Duarte 
Passeios e outras catástrofes por terras de Sua Majestade
João Magueijo 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal