Gato Fedorento: O Blog - Miguel Góis
Edição/reimpressão:
2005
Páginas:
320
Editor:
Cotovia
ISBN:
9789727951215
Idioma:
Português
10%
€15,00
Ganhe €1,5
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Cada um dos 4 autores que constituem o GATO FEDORENTO (Miguel Góis, Ricardo de Araújo Pereira, Tiago Dores, e Zé Diogo Quintela) começou por escrever textos humorísticos para diversos media (televisão, rádio, jornais). O programa GATO FEDORENTO, no qual os autores são também actores dos seus próprios sketches, cedo se tornou referência humorística de culto. A sua divulgação em DVD, no final de 2004, transformou o GATO FEDORENTO num impressionante fenómeno de popularidade transgeracional em todo o país.

O que muitos dos seus apreciadores desconhecem é que GATO FEDORENTO é também um blog, mais concretamente "(...) um blog de opiniões e de polémica. Aliás, a polémica começa logo nesta apresentação porque, dos quatro autores do Gato Fedorento, um acha que o blog não devia ter polémica, outro defende que não devia ter opiniões e outro entende que não devia ser um blog, mas sim um espectáculo de marionetas. O quarto não quis dar a sua opinião, atitude que os outros três consideraram polémica."

O livro que agora se publica reúne, nas suas mais de 300 páginas, centenas de textos ali escritos de Abril de 2003 a Abril de 2005. Os comentários humorísticos, em regra curtos e não raro de índole inesperada, convocam-nos para uma revisão, não apenas do que foi o país nestes dois anos, mas também do que o país é.

Naturalmente, a atenção recai mais sobre os acontecimentos escaldantes que pontuaram os dois últimos anos, até porque foram muitos: os casos Casa Pia e Universidade Moderna, o Euro 2004 e toda a panóplia de temáticas que o futebol sempre proporciona, as Finanças (da Ministra Ferreira Leite ao Ministro Bagão Félix), as Mães de Bragança, Santana Lopes gerindo Lisboa e, depois, o país, a fuga de Fátima Felgueiras (e o ataque, em Felgueiras, a Francisco Assis), obras literárias (de Margarida Rebelo Pinto a José Saramago e Lídia Jorge) ou de divulgação divina (de Alexandra Solnado), debates em torno da despenalização do aborto, das drogas leves, da adopção de crianças por homossexuais, programas televisivos (concursos, novelas, telejornais), e o estrangeiro e a política externa, para mencionar apenas alguns tópicos. Tudo o que faz o quotidiano de um povo pequeno, resumidamente.

Como se não bastasse, o livro avança com um texto inédito que revela 'Como escrever um texto humorístico'. Principia assim: "uma das regras básicas de um texto humorístico é começar sempre com uma piada. Também podemos começar com um número de sapateado, mas há quem diga que o sapateado resulta melhor ao vivo do que em livro."

São, indiscutivelmente, o melhor do novo humor nacional.

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Gato Fedorento: O Blog
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Ricardo Araújo Pereira

Ricardo Araújo Pereira nasceu em Lisboa, em 1974. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, começou a sua carreira como jornalista no Jornal de Letras.
É guionista desde 1998. Em 2003, com Miguel Góis, Zé Diogo Quintela e Tiago Dores, formou o grupo humorístico Gato Fedorento. Escreve semanalmente na revista Visão e é um dos elementos do programa da TSF Governo Sombra. Assinou, em 2012, a rubrica Mixórdia de Temáticas, na Rádio Comercial. Com a Tinta-da-china, publicou quatro livros de crónicas — Boca do Inferno (2007), Novas Crónicas da Boca do Inferno (2009), A Chama Imensa (2010) e Mixórdia de Temática (2012) —, para além de Se não entenderes eu conto de novo, pá (Brasil, 2012). Coordena a Colecção de Clássicos de Literatura de Humor, que integra autores como Charles (...)

Características

Ano de edição ou reimpressão: 2005

Editor: Cotovia

Idioma: Português

Dimensões: 181 x 160 x 22 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 320


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Humor


Gato Fedorento: O Blog
 

Do mesmo autor

Ou Então é Outra Coisa Completamente Diferente por Zé Manel Taxista
Ricardo Araújo Pereira 

Veja outros titulos do tema

500 Tentativas de ter graça
Pedro Pinto 
O Manual do Verdadeiro Português
Jorge Reis-Sá 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal