Franco-Atirador - Hernâni Matos
Textos de Cidadania de um alentejano de Estremoz
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
476
Editor:
Edições Colibri
ISBN:
9789896896942
Idioma:
Português
10%
€17,00
Ganhe €1,7
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

O autor, enquanto escritor, jornalista e blogger, utiliza a escrita como instrumento ao serviço do exercício do direito de cidadania. Os seus textos constituem reflexões sobre problemas individuais e sociais, visando potenciar uma tomada de consciência por parte daqueles com quem interactua, numa perspectiva de gerar dinâmicas de intervenção e transformação social que tenham como referência os direitos humanos.
Tal prática levou-o a adoptar no jornalismo o epíteto de Franco-atirador, que esteve na origem do título da presente obra. Esta constitui uma compilação seleccionada de textos do período 1998-2017. São escritos que foram publicados na imprensa local e no blogue Do Tempo da Outra Senhora, bem como em catálogos de exposições, assim como textos utilizados na apresentação de livros e como comunicações em sessões de índole diversa, para as quais foi convidado.
Cada texto está perfeitamente identificado não só em termos de temporalidade, como no que respeita a local de publicação ou divulgação. Por uma questão de metodologia foram sistematizados e ordenados em seis grandes capítulos que o autor designou sucessivamente por: Da Identidade, Das Palavras, Da Sociedade, Do Património, Da Cultura, Da Memória.
[do Ante-Prefácio]
Franco-Atirador de Hernâni Matos

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Franco-Atirador
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Hernâni de Matos licenciado em Física Teórica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, possui a pós-graduação em Ensino da Física pela Universidade de Évora. É professor aposentado do Ensino Secundário. Filatelista desde os dez anos de idade, expositor, jurado e conferencista filatélico, é autor de mais de oito dezenas de artigos em revistas da especialidade e em catálogos de exposições filatélicas. Pela sua acção em prol da Filatelia Portuguesa recebeu variados prémios e distinções, com especial destaque para a "Ordem de Mérito Filatélico", com que foi agraciado em 2004, pelo Congresso da Federação Portuguesa de Filatelia. Fora da área filatélico-literária intervém em domínios como a Etnografia e a Cultura Popular Alentejana, publicando textos, apresentando comunicações e montando exposições iconográficas. É colaborador regular da (...)

Bibliografia

2017
Edições Colibri
2012
Edições Colibri

Características

Franco-Atirador de Hernâni Matos

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Edições Colibri

Idioma: Português

Dimensões: 159 x 228 x 23 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 476


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Crónicas


Franco-Atirador
 

Do mesmo autor

Hernâni Matos 

Veja outros titulos do tema

José Eduardo Agualusa 
O livro do tipo que fala no Eixo, escreve no Expresso e faz o Inimigo
Luís Pedro Nunes 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal