Fotografia e Cinema Moderno - Luís Mendonça
Os Cineastas Amadores do Pós-Guerra
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
264
Editor:
Edições Colibri
ISBN:
9789896896553
Idioma:
Português
10%
€16,00
Ganhe €1,6
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Na transição da fotografia para o cinema, um grupo de nova-iorquinos operou uma revolução silenciosa no coração da linguagem do cinema. Sustenta-se nestas páginas a ideia de que não podemos pensar o cinema moderno ignorando a especificidade estética e as circunstâncias sociais e políticas da fotografia de rua nova-iorquina do pós-guerra. Por trás de Jean-Luc Godard, François Truffaut, Jean Rouch, Jonas Mekas ou John Cassavetes existe uma história clandestina de fotógrafos que se aventuraram no cinema e aí convocaram a liberdade da fotografia.

Produziram, com isso, antes de toda a gente, um verdadeiro cinema de rua saído do contexto do pós-guerra e que, nalguns casos, realizou de facto alguns dos preceitos realistas de André Bazin e Siegfried Kracauer

* * * Entre um cinema ainda feito sob o signo da Hollywood clássica, o impacto do neo-realismo italiano, a Nouvelle Vague, o cinema directo e o New American Cinema, os outsiders e amadores Morris Engel, Ruth Orkin, Helen Levitt, James Agee, Lionel Rogosin, Weegee e Rudy Burckhardt encontraram nas ruas as coordenadas de um cinema livre que pensa em fotografias.

É a partir deste lugar sinóptico que se propõe a modernidade cinematográfica como (est)ética fotográfica. Este livro guarda ainda uma inesperada dedicatória a um homem de todos os tempos que mais do que ter sido do cinema se confundiu (ainda se confunde) com o cinema ele mesmo: Charles Spencer Chaplin.
Fotografia e Cinema Moderno de Luís Mendonça

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Fotografia e Cinema Moderno
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Luís Mendonça, nascido em Lisboa em 1986, doutorou-se em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação da Professora Margarida Medeiros. Realizou o mestrado na mesma área e pela mesma faculdade, na especialidade de Cinema e Televisão, tendo como orientador o Professor João Mário Grilo. Licenciou-se em Comunicação Social (curso pré-Bolonha) pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

Deu aulas no âmbito de Cursos Livres concebidos por si em colaboração com colegas da área do cinema e da fotografia. Escreveu vários artigos e participou em inúmeros colóquios sobre cinema, fotografia e filosofia da imagem. Organizou ciclos de cinema e debates. Realizou vídeos, ensaios audiovisuais e a curta-metragem Lugar / Vazio (2010), filme mostrado no (...)
Os Cineastas Amadores do Pós-Guerra

Bibliografia

2017
Edições Colibri

Características

Fotografia e Cinema Moderno de Luís Mendonça

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Edições Colibri

Idioma: Português

Dimensões: 158 x 226 x 15 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 264


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Arte > Cinema


Fotografia e Cinema Moderno
 

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

David Thomson 
Manuel António Pina 
Thomas Wengelewski 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal