Ferreira Gullar - Obra Poética - Ferreira Gullar
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
544
Editor:
Quasi Edições
ISBN:
9789728632076
Idioma:
Português
10%
€26,50
Ganhe €2,65
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Um dos nomes maiores da poesia brasileira contemporânea, agora com edição em Portugal de toda a sua obra. Ferreira Gullar (n. 1930 S. Luís do Maranhão) começou a publicar poesia aos 19 anos, escreveu para vários jornais e revistas, participou (com Augusto e Haroldo Campos) na I Exposição de Arte Concreta (embora viesse pouco depois a romper com o movimento concretista de S. Paulo), escreveu teatro, dedicou-se à pintura, esteve preso e exilado. "Poema Sujo", um dos mais longos poemas da literatura contemporânea no Ocidente, e talvez o mais conhecido e traduzido do autor, foi lançado no Rio de Janeiro em 1976, um ano antes do seu regresso ao Brasil. Na altura, Vinicius de Moraes gravou o poema e registou que "Gullar [acabava] de escrever um dos mais importantes poemas [do século XX]". E acrescentava que com poetas como Gullar, Drummond ou João Cabral de Mello Neto, a poesia brasileira contemporânea ombreava com a melhor poesia do mundo.
Ferreira Gullar - Obra Poética de Ferreira Gullar
Críticas de imprensa
"Há poetas que se notabilizam pela pesquisa formal, pela experimentação da linguagem em busca de novas formas de expressão. Outros cultivam diálogo com as formas consolidadas e consagradas. Existem os que consideram a poesia como veículo das alegrias, naufrágios e perplexidades de sua própria experiência individual. Alguns vinculam a poesia à dimensão épica e coletiva de um povo perante a História.
"A obra de Ferreira Gullar, de modo ímpar, efetua um amálgama de todas essas tendências, revelando um compromisso ético e uma relevância estética que a situam, consensualmente, no mais alto patamar da criação artística contemporânea."
Antônio Carlos Secchin, Público, Mil-Folhas

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Ferreira Gullar - Obra Poética
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Poeta e homem de letras brasileiro, Ferreira Gullar nasceu com o nome de José Ribamar Ferreira a 10 de Setembro de 1930 na cidade de São Luís, a capital do estado do Maranhão, e morreu a 4 de dezembro de 2016, no Rio de Janeiro. Filho de um comerciante e irmão de dez outras crianças, iniciou os seus estudos aos sete anos de idade no Jardim Decroli. A partir dos nove passou a receber educação formal através de professores particulares e, mais tarde, foi inserido num colégio, de onde fugiu eventualmente.
Na tentativa de mitigar o problema disciplinar da criança, os pais tomaram a decisão de a matricular, em 1941, no Colégio de São Luís de Gonzaga. Remediando o seu comportamento, manteve-se um aluno recomendável durante algum tempo. Não obstante o facto de ter sido admitido depois no Ateneu Comercial Teixeira Mendes com honras e louvores, tornou a dispersar-se, (...)

Bibliografia

2015
NEW DIRECTIONS PUBLISHING CORPORATION
2012
Editorial Caminho
2011
Global
2010
Ulisseia
2010
Ulisseia
2010
Ulisseia

Características

Ferreira Gullar - Obra Poética de Ferreira Gullar

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Quasi Edições

Idioma: Português

Dimensões: 150 x 230 x 20 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 544

Coleção: Arranjos Para Assobio


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Poesia


Ferreira Gullar - Obra Poética
 
"A obra de Ferreira Gullar, de modo ímpar, efetua um amálgama de todas essas tendências, revelando um compromisso ético e uma relevância estética que a situam, consensualmente, no mais alto patamar da criação artística contemporânea."
Antônio Carlos Secchin, Público, Mil-Folhas Um dos nomes maiores da poesia brasileira contemporânea, agora com edição em Portugal de toda a sua obra. Ferreira Gullar (n. 1930 S. Luís do Mara..." />

Do mesmo autor

Leland Guyer 
Ferreira Gullar 
Ferreira Gullar 

Veja outros titulos do tema

José Tolentino Mendonça 
Nikolai Gógol 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal