Fátima Kitsch, Outra Estética - Ondina Pires
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
256
Editor:
Fronteira do Caos
ISBN:
9789898647863
Idioma:
Português, Inglês
10%
€14,90
Ganhe €1,49
Envio até 4 dias
 

Sinopse

Neste livro empreende-se uma viagem pelo imaginário iconográfico kitsch associado ao poliédrico fenómeno religioso de Fátima.

Os diversos tipos de imagens apresentadas neste livro expressam a possibilidade de produzir um outro olhar sobre o fenómeno religioso e místico de Fátima (Cova da Iria, Portugal) - a abordagem estética do kitsch religioso.

O peregrino, ou o simples visitante, que vá a Fátima depara-se com centenas de lojas e tendas repletas de lembranças, quinquilharia e postais de cores berrantes e atrativas. a maioria dos turistas é atraída pelas imagens coloridas e naïves de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e dos três Pastorinhos feitas de materiais tão variados como o plástico, cortiça, o celuloide, a marfinite, o gesso, metal, com conchas ou sem elas, com raminhos e flores, numa total liberdade criativa que, por vezes, nos faz sorrir devido à sua criatividade ingénua.

Os termos ingenuidade e candura estarão, doravante, ligados à estética ou sensibilidade kitsch, assim como à religiosidade popular, tão importante em Portugal.
Fátima Kitsch, Outra Estética de Ondina Pires

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Fátima Kitsch, Outra Estética
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Nascida numa madrugada tempestuosa, a 9 de Novembro, no centro de Lisboa, a pequenina Ondina Pires depressa mostrou a sua estirpe "escrevinhadora" ao embelezar as paredes da casa materna com rabiscos esotéricos. Mais tarde, na primeira classe, deu brado ao encher os cadernos de borrões de tinta azul marca Cisne, o que lhe valeu umas valentes chineladas - estava escrito no céu que ela não ficaria por aqui...
Quando adolescente, gostava de ler tudo o que lhe aparecia à frente dos olhos, o que resultou numa galopante miopia e numa fome devoradora de referências. Começou então a escrever contos de humor negro. Enquanto oscilava entre as artes plásticas, a música e as letras fazia sondagens de porta em porta a fim de ganhar dinheiro para ir ao cinema - completamente apaixonada pela 7ª arte!
Enveredou pela Universidade Clássica de Letras de Lisboa porque a secretaria de (...)

Bibliografia

2017
Fronteira do Caos

Características

Fátima Kitsch, Outra Estética de Ondina Pires

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Fronteira do Caos

Idioma: Português, Inglês

Dimensões: 158 x 231 x 13 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 256


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Religião e Moral > Catolicismo


Livros em Inglês
Religião e Moral > Catolicismo


Fátima Kitsch, Outra Estética
 

Do mesmo autor

Juntos outra vez
Ondina Pires 

Veja outros titulos do tema

Equipa Paulista 
The Essence Of His World-Changing Message
Mark Stibbe 
Dennis R. Edwards 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal