Eu Matei Xerazade - Joumana Haddad
Confissões de Uma Mulher Árabe em Fúria
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
178
Editor:
Sibila Publicações
ISBN:
9789899994607
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€14,90
Ganhe €1,49
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

A fúria inspirou a escritora e poeta libanesa Joumana Haddad a criar a primeira revista erótica do mundo árabe. A visão que o Ocidente tem da mulher árabe parece-lhe terrível, e a imagem transmitida pela maioria das mulheres do Médio Oriente, revoltante.

Na carta dirigida ao caro ocidental que abre este livro, a autora previne: "Se vem aqui em busca de verdades que supõe já saber e de provas que acredita já ter; se alimenta a esperança de ser reconfortado nas suas visões orientalistas, ou de ver reconfirmados os seus preconceitos anti árabes; se espera ouvir a cantilena interminável do choque de civilizações, é melhor parar já. Porque, neste livro, vou fazer tudo o que puder para o ‘desapontar’".

Eu Matei Xerazade, desafia as ideias-feitas sobre a feminilidade árabe e, ao fazê-lo, esmaga o antiquíssimo estereótipo de Xerazade, a virginal heroína que passou Mil e Uma Noites a seduzir o rei para que ele não a matasse.

Ardente e desassombrado, este ensaio poético e provocador onde a reflexão se cruza com as memórias da infância e da adolescência da autora, precoce leitora do Marquês de Sade que cresceu em Beirute em plena guerra, é um vendaval que vem revolucionar o pensamento contemporâneo sobre as questões de género.
Eu Matei Xerazade de Joumana Haddad
Críticas de imprensa
“Este livro é muitas coisas: contém memórias de infância e adolescência, um debate polémico sobre sexo e uma exortação às mulheres árabes para que lutem pelos seus direitos. Há nele também reflexões para as mulheres ocidentais… O destino das árabes sujeitas a crimes-de-honra, queimadas com ácido e encerradas em burcas tem implicações para o estatuto das mulheres no mundo inteiro.”
New York Times Magazine

“Surpreendentemente divertido”
Publishers Weekly

“Este livro tem coragem para dar e vender. A autora expõe metodicamente as suas teorias. Como descobriu Sade aos 12 anos, aconselha todas as adolescentes dessa idade a que o leiam. Efeito garantido: uma líbido não-conformista. Os homens ficam avisados. Os barbudos ficam nervosos.”
Le Nouvel Observateur

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Eu Matei Xerazade
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Joumana Haddad (Beirute, 1970) é uma escritora, poeta, jornalista e activista política libanesa internacionalmente reconhecida e premiada. Nos últimos quatro anos tem integrado a lista das cem mulheres árabes mais poderosas, iniciativa de uma revista árabe de Economia.

Haddad é a fundadora e diretora da revista Jasad (Corpo), uma revista trimestral erótica e cultural em língua árabe, cujo lançamento, em 2009, foi noticiado em todo o mundo, por se tratar da primeira publicação com este perfil no Médio Oriente. Publicou vários livros de ensaio, poesia e teatro, que têm sido traduzidos para inúmeras línguas.

Eu Matei Xerazade: Confissões de uma mulher árabe em fúria foi escrito originalmente em inglês e levado à cena num teatro de Hollywood. Outros celebrados livros seus, ainda sem edição portuguesa, são Superman is an (...)

Bibliografia

2017
Sibila Publicações
2016
HACHETTE-ANTOINE
2014
VASO ROTO
2013
ACTES SUD
2012
The Westbourne Press

Características

Eu Matei Xerazade de Joumana Haddad

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Sibila Publicações

Idioma: Português

Dimensões: 155 x 234 x 13 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 178

Coleção: Mulheres de Palavra


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Ensaios
Literatura > Poesia


Eu Matei Xerazade
 

Do mesmo autor

Joumana Haddad 
Joumana Haddad 
Joumana Haddad 

Veja outros titulos do tema

(4.ª Edição)
Yuval Noah Harari 
Para um debate de Cidadãos
Miguel Oliveira da Silva 
Slavoj Žižek 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal