Estruturas de betão armado sujeitas à acção dos sismos
Edição/reimpressão:
2005
Páginas:
454
Editor:
LNEC
ISBN:
9789724901060
Idioma:
Português
10%
€20,19
Ganhe €2,02
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

A regulamentação portuguesa introduziu significativas alterações relativamente aos critérios tradicionais do dimensionamento das estruturas sujeitas às acções sísmicas. Tais alterações visaram naturalmente uma melhor definição e quantificação da acção dos sismos mas sobretudo forneceram o enquadramento regulamentar para a utilização de potentes meios de cálculo automático que na altura de elaboração da actual regulamentação já se encontravam razoavelmente acessíveis; esta acessibilidade aumentou muito nos últimos anos e é provável que continue a aumentar.
Deve salientar se que, no entanto, não se justifica efectuar uma análise dinâmica não-linear das estruturas mais simples. Para estas estruturas é suficiente proceder a uma análise linear, e corrigir os resultados assim obtidos por meio de coeficientes de comportamento, que traduzem a capacidade de as estruturas poderem dissipar a energia que lhes é transmitida pelos sismos através de deformações inelásticas. No caso das estruturas mais complexas ou mais importantes, porém, o desenvolvimento dos programas de análise dinâmica não-linear e a disponibilidade de computadores muito potentes, conjugados com a possibilidade de determinar experimentalmente, se necessário, os parâmetros definidores do comportamento estrutural em regime pós-elástico, justificam plenamente o recurso a estes meios para o seu dimensionamento e para a avaliação da sua segurança.
O LNEC tem contribuído desde há mais de três décadas para o progresso dos conhecimentos no domínio da engenharia sísmica e continuará a desenvolver esforços no sentido de um melhor esclarecimento de muitos problemas que ainda se mantêm em aberto, procurando também assegurar uma ligação constante com o meio técnico nacional de modo a transmitir-lhe os progressos que forem alcançados. No futuro, estes progressos vão com certeza estar significativamente associados a um laboratório de ensaios sísmicos actualmente em construção no LNEC o que disporá de uma das maiores plataformas vibrantes triaxiais para ensaio de modelos de estruturas e de elementos estruturais.
O LNEC tem também desempenhado um papel muito importante na elaboração do Eurocódigo 8 Estruturas em Zonas Sísmicas, que constituirá a médio prazo a regulamentação europeia unificada neste domínio.
A importância dos problemas relacionados com o comportamento das estruturas de betão armado sujeitas à acção dos sismos justifica a realização do presente curso, com o qual se pretende também promover uma ampla discussão sobre a aplicação da actual regulamentação de modo a que a experiência existente neste domínio possa ser adequadamente reflectida no Eurocódigo 8.
Estruturas de betão armado sujeitas à acção dos sismos

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Estruturas de betão armado sujeitas à acção dos sismos
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

Estruturas de betão armado sujeitas à acção dos sismos

Ano de edição ou reimpressão: 2005

Editor: LNEC

Idioma: Português

Dimensões: 205 x 291 x 40 mm

Páginas: 454


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Engenharia > Engenharia Civil


Estruturas de betão armado sujeitas à acção dos sismos
 
" />

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal