Estrada da Luz - Anabela de Campos Salgueiro
Obra Poética e Iconográfica de Branca de Gonta Colaço
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
568
Editor:
Palimage
ISBN:
9789897031793
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€29,99
Ganhe €3
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

A história da Literatura está cheia de nomes que a posteridade varreu. Desatenção dos contemporâneos, inscrições ideológicas, equívocos de vária índole, são muitas as razões que explicam a rasura.
Branca de Gonta Colaço (1880-1945) faz parte de uma constelação de autores que a contemporaneidade silencia. No limite, refere-se o facto de ser filha de Tomás Ribeiro e mãe de Tomás Ribeiro Colaço.
Sucede que Branca de Gonta Colaço foi poetisa, com obra publicada entre 1907 e 1945, além de dramaturga, memorialista e cronista. Também se lhe deve a edição da correspondência entre seu pai e Camilo Castelo Branco, bem como, em 1930, o volume de Memórias da Marquesa de Rio Maior.
Em colaboração com Maria Archer publicou ainda, em 1943, uma curiosa monografia sobre a Linha de Cascais.
O facto de ser próxima da rainha D. Amélia e de ter militado a favor da restauração da monarquia, talvez explique o silêncio a que foi votada.
Foi portanto em boa hora que Anabela de Campos Salgueiro e Inês da Conceição do Carmo Borges decidiram dar à estampa este volume que resgata Branca de Gonta Colaço do esquecimento. Eduardo Pitta, Escritor, Crítico Literário

Intelectual reconhecida e respeitada, Branca de Gonta Colaço impôs-se pela palavra escrita, por actos e enquanto cidadã interveniente e atenta. Setenta e dois anos sob a morte, Anabela de Campos Salgueiro e Inês da Conceição do Carmo Borges resgatam de um duradouro silenciamento consentido, a poetisa e a Mulher. Retiram­-na da invisibilidade madrasta do tempo; repõem-na na História e nas Letras portuguesas.
João Gomes Esteves, Historiador, Investigador de Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Estrada da Luz
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Inês do Carmo Borges

Inês da Conceição do Carmo Borges nasceu em 1962 em Tondela.
É Licenciada em História, variante de Arqueologia (1985) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
É Pós-graduada em Sociologia das Religiões (Sociologia do Sagrado e do Pensamento Religioso, 1994) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
É Mestre em História de Arte (2009) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a Dissertação O Solar de Santana, Museu Municipal de Tondela e a Arquitectura Senhorial da Região .

Recebeu o 1.º Prémio Aurélio Soares Calçada atribuído pela Família de Aurélio Soares Calçada, Junta de Freguesia de Campolide / Lisboa, pela Junta de Freguesia de Tondela, pela Câmara Municipal de Tondela, e pela Casa do Concelho de Tondela em Lisboa, em 2009.
Recebeu o 1.º Prémio Aurélio (...)

Características

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Palimage

Idioma: Português

Dimensões: 172 x 239 x 29 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 568

Coleção: Raíz do Tempo


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Biografias


Estrada da Luz
 

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

Joaquim Vieira 
Memórias 1943-1976 (Edição revista e aumentada)
Maria Filomena Mónica 
José Salgueiro 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal