Entre a Palavra e o Discurso - Óscar Lopes
Estudos de Linguística (1977-1993)
Edição/reimpressão:
2005
Páginas:
264
Editor:
Campo das Letras
ISBN:
9789726109174
Idioma:
Português
10%
€17,17
Ganhe €1,72
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

Excerto
A extraordinária faceta de linguista de Óscar Lopes é muito menos conhecida, e está muito menos acessível, do que os seus trabalhos de crítica e de história literária. Porém, a Linguística tem sido desde há muitas décadas um dos seus focos de interesse e também uma das formas de tentar encontrar respostas às muitas perguntas que se faz sobre o homem e sobre a vida. A busca de sentido e o sentido que a vida faz levam-no, por isso, desde muito cedo a interessar-se por Semântica, em particular Semântica formal, e por Pragmática. (…)

Os textos reunidos neste volume são estudos sobre temas linguísticos muito caros ao seu autor. Se alguns destes artigos foram publicados em diversos volumes de Actas de congressos, no país e no estrangeiro, outros, apesar de objecto de apresentação pública, nunca chegaram a ser publicados, não estando sequer acessíveis a muitos linguistas. No primeiro texto desta selecção o linguista propõe uma reflexão sobre especificidades semânticas do Português, servindo de abertura a parte dos artigos que se seguem e em que alguns desses temas são retomados de forma mais alargada e aprofundada. Dos nove textos seguintes, os dois primeiros incidem sobre aspectos da semântica nominal, sua complexidade e sua formalização, sendo seguidos de quatro artigos sobre diversas formas linguísticas de expressar a "deixis" e três sobre nexos semânticos entre frases operados através de diferentes conectores contrastivos, concessivos ou condicionais. Por fim, os dois últimos textos dizem respeito a algumas preocupações discursivas e também de ordem pragmática.
(Fátima Oliveira e Ana Maria Brito)

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Entre a Palavra e o Discurso
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Crítico literário e professor catedrático, Óscar Lopes nasceu em Leça da Palmeira em 1917. Licenciou-se em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras de Lisboa e frequentou o curso de Ciências Histórico-Filosóficas em Coimbra e o Conservatório de Música do Porto. Entre 1951 e 1957 dinamizou a página literária do Comércio do Porto. Desempenhou funções docentes como professor do ensino secundário, até integrar, entre 1974 e 1987, os quadros da Faculdade de Letras do Porto, onde foi professor catedrático e onde fundou o Centro de Linguística, desenvolvendo uma actividade ensaística que sempre soube conciliar com o seu interesse pela música e pela linguística. Foi presidente da Associação Portuguesa de Escritores e sócio de mérito da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto e integrou os júris de vários prémios literários. Mercê do seu (...)
Actas do Congresso sobre Florbela Espanca realizado na Universidade de Évora
de: Óscar Lopes 
Estudos de Linguística (1977-1993)
de: Óscar Lopes 

Características

Entre a Palavra e o Discurso de Óscar Lopes

Ano de edição ou reimpressão: 2005

Editor: Campo das Letras

Idioma: Português

Dimensões: 213 x 136 x 30 mm

Encadernação: Capa dura

Páginas: 264


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Ensaios


Entre a Palavra e o Discurso
 

Do mesmo autor

Óscar Lopes 
Actas do Congresso sobre Florbela Espanca realizado na Universidade de Évora
Óscar Lopes 
Óscar Lopes 

Veja outros titulos do tema

Vinte Lições do Século XX
Timothy Snyder 
Stefan Zweig 
Um livro fundamental para entender um mundo cada vez mais complexo
António Mateus 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal