Entre a Mentira e a Ironia - Umberto Eco
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
116
Editor:
Difel
ISBN:
9789722904780
Idioma:
Português
10%
€10,10
Ganhe €1,01
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

Os quatro ensaios que compõem este livro tratam a mentira e a pletora das suas formas.
Eco fala do grande charlatão Cagliostro "o eterno arquétipo do homem sem qualidades", e passa para o "Os Noivos", de Manzoni, realçando a prevalência do ponto de vista dos humildes, os quais, instintivamente, evitam "disfarçar" a realidade do modo como os poderosos o fazem.
Continua com uma explicação dos trabalhos e personalidade de Achille Campanile, finalizando com um breve ensaio intitulado "Geografia imperfetta di Corto Maltese".
Eco diverte-se e diverte-nos identificando os locais onde a linguagem entra em curto-circuito e se contradiz a si própria, explodindo em ambiguidades e discrepâncias.
Entre a Mentira e a Ironia de Umberto Eco
Críticas de imprensa
Separados pelo tempo e por outras circunstâncias, um tema comum percorre estes quatro ensaios, em relação aos quais Eco confessa ter uma mesma afeição: «Num certo sentido têm todos a ver com estratégias de mentira, disfarce, abusos da linguagem, e com a subversão irónica desses abusos». Cagliostro, Manzoni, Campanile e Corto Maltese são o fulcro dessas leituras.»
Público

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Entre a Mentira e a Ironia
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Escritor e homem de letras italiano, Umberto Eco nasceu a 5 de Janeiro de 1932 em Alessandria (Piemonte) e morreu a 19 de fevereiro de 2016. Pouco se sabe sobre as suas origens e a sua infância, salvo que revelou extrema precocidade ao doutorar-se pela Universidade de Turim com apenas vinte e dois anos de idade, em 1954, apresentando para o efeito uma tese consagrada ao pensamento filosófico de São Tomás de Aquino "O Problema Estético em S. Tomás de Aquino".
Entre 1954 e 1959 desempenhou as funções de editor cultural na famosa cadeia de televisão estatal italiana RAI, leccionando também nessa altura nas universidades de Turim, Milão e Florença e no Instituto Politécnico de Milão. Com apenas trinta e nove anos de idade foi nomeado professor catedrático de Semiótica pela Universidade de Bolonha, a mais conceituada do seu país.
Começou a escrever nos finais da (...)

Características

Entre a Mentira e a Ironia de Umberto Eco

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Difel

Idioma: Português

Dimensões: 146 x 222 x 18 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 116


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance


Entre a Mentira e a Ironia
 

Do mesmo autor

Umberto Eco 
Umberto Eco 

Veja outros titulos do tema

Afonso Noite-Luar 
Lesley Pearse 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal