Ensaios Sobre Eugénio de Andrade - José da Cruz Santos
Edição/reimpressão:
2005
Páginas:
320
Editor:
Edições Asa
ISBN:
9789724132815
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€20,09
Ganhe €2,01
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Excerto
"Num depoimento prestado à imprensa a pretexto da atribuição do Prémio Camões, Eugénio reconhece que muitos dos textos que lhe foram sendo dedicados ‘focam aspectos importantes’ da sua obra, e alerta apenas para a possibilidade de existirem, ‘nos livros mais recentes, algumas novas direcções que podem baralhar o jogo’.
É bem possível que tenha razão neste último ponto. Entre os autores que mais cedo lhe reconheceram o talento contam-se nomes que quase tornariam dispensáveis quaisquer confirmações suplementares: Vitorino Nemésio e Jorge de Sena, Óscar Lopes e Eduardo Lourenço. Hoje, 57 anos decorridos sobre a publicação do seu livro de estreia (se descontarmos os que rejeitou), quase não se encontra em Portugal um ensaísta literário de relevo que não tenha procurado responder ao desafio colocado por estes poemas. Algo que, à primeira vista, não deixa de surpreender, já que está longe de ser evidente o que é que, na poesia de Eugénio, espicaça com uma tal insistência o engenho de sucessivas gerações de críticos. Não se dividiu em heterónimos, não cultiva labirintos, não rompeu ostensivamente com tradição nenhuma, nem sequer fornece pasto especialmente apetecível, tendo em conta os costumes da época, para a busca de ocultas intertextualidades. Mesmo as suas influências, com o significado que o termo possa ter quando falamos de grandes poetas, são demasiado claras para que se torne exultante o trabalho de as desocultar. E, de resto, seria tarde para o fazer, já que ele próprio há muito as assumiu: os cancioneiros medievais, Pessanha, Rilke, a geração espanhola de 27, para referir apenas algumas das essenciais. Ou ainda Pessoa, claro, já que uma tão exemplar rasura só pode ser da ordem da influência."
Do Prefácio

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Ensaios Sobre Eugénio de Andrade
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Iniciou a sua actividade como editor na Portugália Editora, de Lisboa, em 1963, foi o fundador da Editorial Inova e da Editora O Oiro do Dia, no (...)

Características

Ensaios Sobre Eugénio de Andrade de José da Cruz Santos

Ano de edição ou reimpressão: 2005

Editor: Edições Asa

Idioma: Português

Dimensões: 160 x 240 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 320

Coleção: Ensaio


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Ensaios


Ensaios Sobre Eugénio de Andrade
 

Do mesmo autor

José da Cruz Santos 
Fotografias, poemas, prosa & outros lugares poéticos
José da Cruz Santos 
Desenhos, pinturas, poemas & outros lugares poéticos
José da Cruz Santos 

Veja outros titulos do tema

Umberto Eco 
Vinte Lições do Século XX
Timothy Snyder 
Stefan Zweig 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal