Em Nome do Desejo - João Silvério Trevisan
Edição/reimpressão:
2001
Páginas:
240
Editor:
Editora Record
ISBN:
9788501061997
Idioma:
Português do Brasil, Português
10%
€14,31
Ganhe €1,43
Envio até 15 dias
 

Sinopse

Um romance perturbador sobre o despertar do sexo. Quase duas décadas após a sua primeira edição, Em Nome do Desejo, do jornalista, escritor e cineasta João Silvério Trevisan, continua actual e envolvente. Denso e trágico, mas sem perder o humor e a leveza, o livro tornou-se um dos maiores sucessos editoriais com temática homossexual do país. Tudo isso ao contar a história de amor entre os seminaristas Abel e Tiquinho, jovens divididos entre a mortificação da carne e a exaltação da alma, presos entre as glórias do divino e a ebulição dos hormónios da adolescência.
Em Em Nome do Desejo, Trevisan faz uma homenagem a toda e qualquer forma de amor. Mas com uma visão incisiva e realista. "Dedico este livro," explica o autor, "aos adolescentes que descobrem-se amando contra a corrente e ainda que perplexos, amam". Adolescentes como Tiquinho, enlouquecido de desejo por Abel, descrito por ele como um Jesus Cristo de olhos ligeiramente amendoados, cabelos muito negros, corpo erecto, feições bondosas e um vigoroso brilho no olhar. Um sentimento que tenta combater usando as regras do seminário: buscar a morte de todo o pecado e o corpo era o seu túmulo.
Em Nome do Desejo é um romance extremamente bem-realizado e envolvente. A história é simples: após trinta anos, um homem retorna ao seminário onde estudou, transformado em orfanato, e mergulha nas suas recordações. Principalmente na vivência do seu primeiro amor, do tempo em que era conhecido apenas por Tiquinho. Agora, é um homem amargo, quase alcóolatra, dividido entre o que se espera dele - casamento e sucesso na carreira - e a sua verdadeira natureza. É este o guia escolhido por Trevisan para levar o leitor através de labirintos de desejo proibido e mortificação.
Para contar a história de Em Nome do Desejo, o autor valeu-se do esquema de perguntas e repostas presentes no catecismo. Outra referência religiosa são os belíssimos e torturados poemas de São João da Cruz e Teresa D''Ávila, com toques eróticos/divinos. Uma beleza sensual em contraponto à rigidez católica que culmina na realização carnal do amor de Tiquinho e Abel. Justamente na Semana Santa. Mas esse amor perfeito, após atingir o seu apogeu, cai e transforma-se num ódio tão ou mais intenso.
Em Nome do Desejo não é apenas um romance homossexual, mas sim um estudo sobre os papéis sexuais no momento em que a sexualidade irrompe com maior força.

Em Nome do Desejo de João Silvério Trevisan
Críticas de imprensa

"Denso, corajoso, emocionado mas com emoção seguramente medida por uma forma severa, Em nome do desejo deve ser uma agradável (ou no mínimo perturbadora) surpresa para os leitores. Simplesmente porque a literatura feita por este autor fica, solitária, vários pontos acima da média nacional".
Caio Fernando Abreu, ISTOÉ

"João Silvério Trevisan escreve um livro denso e insolente, mas não pretendendo ser herético, demolidor ou exorcista."
Jornal do Brasil

"(...) o que torna Em nome do desejo um texto vibrante e luminoso é a maneira pela qual o autor conduz o tema da paixão."
Folha de S. Paulo

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Em Nome do Desejo
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


João Silvério Trevisan, paulista de Ribeirão Bonito, 56 anos, é escritor, director e roteirista de cinema, tradutor e jornalista. Entre outras obras, escreveu Seis Balas em um Buraco Só (ensaios), Ana em Veneza (romance) Troços e Destroços (contos), publicados pela Editora Record. Para teatro escreveu a peça Heliogábalo & Eu. No cinema, Trevisan realizou e dirigiu a curta-metragem Contestação (1969) e a longa Orgia ou o Homem que Deu Cria, além de vários roteiros para outros

(...)

Bibliografia

2005
Editora Record
2001
Editora Record
1999
EDHASA

Características

Em Nome do Desejo de João Silvério Trevisan

Ano de edição ou reimpressão: 2001

Editor: Editora Record

Idioma: Português do Brasil, Português

Dimensões: 138 x 210 x 14 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 240


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance


Em Nome do Desejo
 
Caio Fernando Abreu, ISTOÉ

"João Silvério Trevisan escreve um livro denso e insolente, mas não pretendendo ser herético, demolidor ou exorcista."
Jornal do Brasil

"(...) o que torna Em nome do desejo um texto vibrante e luminoso é a maneira pela qual o autor conduz o tema da paixão."
Folha de S. Paulo

Um romance perturbador sobre o despertar do sexo. Quase duas décadas após a sua primeira edição, Em Nome do Desejo, do jornalista, escritor e c..." />

Do mesmo autor

A homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade
João Silvério Trevisan 
João Silvério Trevisan 

Veja outros titulos do tema

Afonso Noite-Luar 
Livro 3 da Trilogia do Lótus
José Rodrigues dos Santos 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal