Educação e Sociedade - José Boia
Neoliberalismo e os desafios do futuro
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
172
Editor:
Edições Sílabo
ISBN:
9789726183006
Idioma:
Português
10%
€13,03
Ganhe €1,3
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

(...) O discurso neoliberal baseia-se na convicção do fim da utopia, por se ter atingido um estádio de perfeição, o qual ainda exige alguns acertos, mas que, no conjunto, já pouco se pode melhorar. Claro que se admite a discussão, mas essa tolerância assenta na certeza de que o consenso sobre as virtudes do neoliberalismo não terá dificuldade em formar-se, porquanto todos reconhecerão, mais cedo ou mais tarde, a impossibilidade de fugir à evidência da identidade entre funcionamento e meio.

Liberta das velhas questões sobre a formação do Homem, a qualidade e a pertinência dos saberes, ou, ainda, os fins éticos da Educação, a ideologia neoliberal recria o fantasma do desejo cientista, que marcou a modernidade: a possibilidade de sujeitar o domínio do humano ao regime de neutralidade axiológica, contrapartida da objectividade no plano do conhecimento. Nesta medida, a concepção neoliberal, no domínio educativo, só pode ser compreendida no quadro de uma reflexão mais alargada sobre o sentido da modernidade. A pergunta à qual importa responder é, então, a seguinte: o neoliberalismo representa o cumprimento da teleologia da modernidade ou trata-se, tão só, de um desvio dos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, formalizados pelas Luzes, consequência do Capitalismo reinante?

Este mesmo horizonte de inquirição julgamos reconhecê-lo na obra que aqui se apresenta. Tendo começado por uma procura de esclarecimento sobre a crise da Escola e o papel hodierno do professor, rapidamente se moveu em direcção a uma investigação sobre os processos estruturais que demarcam a Época Contemporânea, para, numa última etapa, sujeitar os resultados alcançados ao crivo do projecto, para o autor, como para Habermas, inacabado, da Modernidade.

A sobriedade do estilo, qualidade rara, hoje, não esconde a quantidade e a qualidade da informação veiculada. Com efeito, a temática, de cariz predominantemente sociológico, é tratada a partir de três pontos de vista, histórico, comparativo e sistemático, o que permite, não só, oferecer uma compreensão cerrada da complexidade dos fenómenos em análise, como expor, com fundamento teórico, algumas das conclusões pessoais sobre a orientação a seguir, para melhorar o nível do ensino e da aprendizagem nas sociedades ocidentais. Ao valor do diagnóstico acresce-se, assim, a coragem do pensamento prospectivo. Não causará, em consequência, surpresa que, sendo uma análise crítica das políticas neoliberais, acabe por se alçar a uma reflexão sobre o papel mediador da educação, entre História e Utopia, isto é, como único processo de formação da humanidade do Homem.

in Prefácio
Luís Manuel A. V. Bernardo
Educação e Sociedade de José Boia

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Educação e Sociedade
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

Educação e Sociedade de José Boia

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Edições Sílabo

Idioma: Português

Dimensões: 160 x 233 x 10 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 172


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ensino e Educação > Sociologia da Educação


Educação e Sociedade
 

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

Casos práticos
Gloria Pérez Serrano 
Philippe Weber 
Maria Carme Boqué Torremorell 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal