Do Capitalismo para o Digitalismo - Maria Rosa Redondo
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
184
Editor:
Campo das Letras
ISBN:
9789726107392
Idioma:
Português
10%
€5,05
Ganhe €0,51
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

Já há talvez demasiados livros que abordam, de forma sensacionalista, o impacto social das tecnologias da informação e da comunicação. Do Capitalismo para o Digitalismo, cujos autores conviveram ao longo de dezenas de anos com os avanços tecnológicos, dispensa-se de fazer mais uma descrição. Em vez disso, procura desvendar os mecanismos que, insensivelmente mas de forma imparável, actuam ao nível das relações de produção no sentido de superar, para o bem ou para o mal, a sociedade capitalista em que todos nascemos. Pretende mostrar por que razão o trabalho assalariado, quase sempre repetitivo, atravessa urna profunda crise que as pessoas e as instituições tardam em reconhecer. Face às perplexidades da transição em que vivemos, propõe que repensemos muitas das ideias feitas e mesmo as teorias que têm enformado a análise social e a luta política e sindical. Partindo do paradigma marxista das relações de produção, nunca ultrapassado por qualquer concepção com o mesmo grau de profundidade e de coerência, esboça o seu reajustamento à luz dos desenvolvimentos tecnológicos registados nos últimos decénios do século XX. Se a informação e o conhecimento se tornaram a chave do progresso em consequência da revolução digital e estão a moldar uma sociedade nova, então, segundo os autores, devemos tentar influenciar os seus contornos e potencialidades.
Do Capitalismo para o Digitalismo de Maria Rosa Redondo , Fernando Penim Redondo

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Do Capitalismo para o Digitalismo
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Maria Rosa Redondo

Completou o curso de História na Universidade Clássica de Lisboa, mas a sua vida profissional esteve sempre ligada às tecnologias da informação. Especialista de gestão documental e automatização de fluxos e processos de trabalho na IBM (1970-1994), tornou-se posteriormente empresária. Foi dirigente sindical e militante do PCP. Actualmente dedica-se a actividades de divulgação tecnológica a partir da (...)

Bibliografia

2003
Campo das Letras

Fernando Penim Redondo

Estudou economia no ISCEF, mas fez carreira como Systems Engineer na IBM (1970-1993) - e posteriormente como gestor. Especializado em gestão da produção, automação e CAD/CAM, conduziu projectos em dezenas de empresas industriais portuguesas. Em paralelo manteve actividade política, como militante do PCP, desde 1966, e foi dirigente sindical. A partir de 2000 dedica-se a actividades de jornalismo tecnológico com base na Internet. (...)

Bibliografia

2003
Campo das Letras

Características

Do Capitalismo para o Digitalismo de Maria Rosa Redondo , Fernando Penim Redondo

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Campo das Letras

Idioma: Português

Dimensões: 130 x 210 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 184

Coleção: CAmpo da Actualidade


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
Economia, Finanças e Contabilidade > Economia
Gestão > Gestão e Organização


Do Capitalismo para o Digitalismo
 

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

Para um debate de Cidadãos
Miguel Oliveira da Silva 
David Pascoal Rosado 
Um retrocesso evitável
Manuel Carvalho da Silva 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal