Direitos Humanos - Paulo Ferreira da Cunha
Teorias e Práticas
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
334
Editor:
Edições Almedina
ISBN:
9789724018560
Idioma:
Português
10%
€20,19
Ganhe €2,02
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Excerto
«Jusnaturalista e jushumanista tanto quanto os rótulos possam significar alguma coisa (e por isso tentado a dizer Jusnaturalista crítico e dialéctico e jushumanista prudente, ainda que militante) somos suspeito como organizador, desde logo por irenismo e eclectismo. No lugar próprio deste volume teremos aliás ensejo de exprimir a nossa opinião, a qual, aliás, demos já a lume em diversos livros, e por isso é pública. Não gastaremos por isso páginas de introdução senão precisamente para referir que este livro, que procurou juntar contributos muito diversos, mais teóricos e mais práticos, embora com um pendor sobretudo jus-filosófico, não tem funções ritualísticas ou de panegírico, mas visa contribuir para o debate sobre essa nova realidade do mundo jurídico e social a que já se chamou, e com propriedade, "nova religião": os direitos humanos. Relendo mais uma vez os textos, pode agora parecer que são em geral mais críticos que apologéticos. Talvez porque, como dizia Alain, pensar seja, antes de mais, "dizer não". Poderemos ser mal interpretado se nos atrevermos a afirmar que cremos sinceramente todos dizerem não antes de mais à opressão e à tirania, e que as diversas teorias que perfilham são apenas diferentes visões de as analisar e de as procurar combater? Em congruência com esse apego ao respeito pelas diferenças (mesmo apenas metodológicas e expositivas) dos autores, e a exemplo de anteriores colectâneas, a intervenção do organizador em aspectos formais procurou limitar-se ao mínimo dos mínimos. Cremos até que é mais benéfico ao leitor aquilatar pelo menos de algumas das diferentes formas de graficamente apresentar ideias diferentes. Porque hão-de todas essas convenções ser uniformizadas? Para comodidade de leitura? Poderíamos objectar: uniformização e até cansaço, que a variedade quebra. Cremos que o mais importante, o realmente importante é o conteúdo, expresso tanto quanto possível, na forma mais próxima da que cada autor escolheu. Já basta a relativa inevitabilidade da traição nos casos de tradução...»
O Organizador
Paulo Ferreira da Cunha

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Direitos Humanos
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Professor, filósofo, jurista, Paulo Ferreira da Cunha é um universitário, sobretudo; (…), ocupado de tudo porque se envolve com o mundo por inteiro; exerce o seu ofício de poeta com aisance, mas nunca desocupado de si mesmo, de suas dúvidas, de suas crenças e de seus sonhos. Mas a poesia de Paulo busca o inefável, se é fiel ao apelo da forma e ao fascínio do exercício da palavra, a que sucumbe com arte, essa mesma poesia é capturada por um espírito inquieto e interrogativo, que disfarça mal o envolvimento com o espanto de que nasceu a (...)

Bibliografia

2015
SPRINGER-VERLAG BERLIN AND HEIDELBERG GMBH & CO. KG
2015
Calendário de Letras
2014
Quid Juris
2014
Edições Almedina
2014
Quid Juris
2014
Quid Juris

Características

Direitos Humanos de Paulo Ferreira da Cunha

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Edições Almedina

Idioma: Português

Dimensões: 160 x 230 x 20 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 334


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Direito > História e Estudos do Direito


Direitos Humanos
 

Do mesmo autor

Yadh Ben Achour 
Paulo Ferreira da Cunha 
José Falcão 

Veja outros titulos do tema

José Falcão 
(Uma Visão Europeia)
Orlando Afonso 
Parte Geral - (Introdução, Relação Jurídica, Defesa dos Direitos - 6.ª Edição)
A. Santos Justo 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal