Direito da Comunicação Social - Luís Brito Correia
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
654
Editor:
Edições Almedina
ISBN:
9789724014005
Idioma:
Português
10%
€35,33
Ganhe €3,53
Envio até 4 dias
 

Sinopse

É um estudo jurídico, em perspectiva interdisciplinar, de largo fôlego, sobre toda esta problemática, que agora publica Luís Brito Correia, colmatando uma grave lacuna existente na doutrina portuguesa. Numa vasta introdução, depois de se definirem conceitos básicos, traça-se a história da comunicação social, distinguindo quatro sucessivos períodos no nosso país - até 1850, de 1850 a 1926, de 1926 a 1974 e após 1974 - em correspondência com o aparecimento da imprensa, da grande imprensa, de meios audiovisuais e da informática e com os constrates políticos de liberdade e censura.
Na parte I, trata-se dos sujeitos de comunicação social - pessoas singulares e colectivas, assim como grupos não personalizados, sejam titulares de órgãos de comunicação social, ou intervenientes directos na expressão e na informação, sejam ainda leitores, radio-ouvintes ou telespectadores. Os princípios constitucionais da universalidade e da igualdade têm aqui directa incidência. A parte II do livro é dedicada à liberdade de comunicação social - ou seja, à actividade em que interferem, em diferentes situações fácticas e jurídicas, os sujeitos antes considerados.
Como se vê, são apresentados os grandes temas da comunicação social nos dias de hoje, enquadrados sistematicamente e observados minuciosamente. O leitor atento encontra no livro todos os dados básicos do Direito da comunicação social português e, a partir deles, as pistas para uma útil reflexão e um nunca esgotado debate.
Luís Brito Correia presta, assim, um inestimável serviço a todos - e deveriam ser todos (jornalistas, empresários, políticos, cidadãos) - que se interessem pela comunicação social como fenómeno centralíssimo da vida colectiva e de alcance cada vez mais sem fronteiras.
Oferece-o com apurado domínio das matérias. E oferece-o com rigor e honestidade - o rigor e a honestidade que têm marcado o seu percurso intelectual e que bem patentes se acham na sua extensa e rica bibliografia.
Jorge Miranda in Prefácio a Direito da Comunicação Social, Vol. I
Direito da Comunicação Social de Luís Brito Correia

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Direito da Comunicação Social
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

Direito da Comunicação Social de Luís Brito Correia

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Edições Almedina

Idioma: Português

Dimensões: 161 x 231 x 30 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 654


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Direito > Geral


Direito da Comunicação Social
 

Do mesmo autor

"Desformalização" e Registo por Depósito
Luís Brito Correia 
Luís Brito Correia 
Luís Brito Correia 

Veja outros titulos do tema

Livro de Bolso (Preto)
Livro de Bolso (Vermelho)
(Versão Tradicional)
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal