De Marcelo a Marcelo - Joaquim Silva Pinto
Caminho de Pedras Soltas
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
256
Editor:
Gradiva
ISBN:
9789896167790
Idioma:
Português
10%
€14,00
Ganhe €1,4
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Os livros de Joaquim Silva Pinto são um contributo precioso e frequentemente surpreendente para a história dos últimos anos de Salazar, do período marcelista, em que foi uma das personalidades mais activas da ala liberal, e do pós 25 de Abril, em que integrou o MASP, sendo um colaborador próximo de Mário Soares. a qualidade intelectual que é unanimemente reconhecida ao Autor, a rara possibilidade que teve de uma visão de conjunto que lhe permitiu privilegiadamente identificar os contrastes, a vivência pessoal singular, a coragem desassombrada e a narração incisiva e colorida tornam a leitura dos seus livros um raro e enriquecedor prazer intelectual.

Populismo à portuguesa, «evoluçãozinha» na continuidade, figuras públicas entre afectos e carências, diáspora portuguesa em Madrid de 75 a 78, episódios quase desconhecidos das circunstâncias da iniciativa de edificação da ponte sobre o Tejo e da reeleição de Américo Tomás, apontamento sobre preconceitos antes e depois da Revolução de Abril, atribulado processo de sucessão - destino das condecorações e uma polémica dedicatória a José Veiga Simão são alguns dos episódios contados ou tratados no livro. Factos dramáticos ou divertidos, observações irónicas, inquietações.

Sempre com o objectivo de fazer reflectir sobre o passado, mas também sobre o futuro próximo, que o Autor, informadamente, pensa vir aí.
De Marcelo a Marcelo de Joaquim Silva Pinto

comentários

Coloque aqui o seu comentário - De Marcelo a Marcelo
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Integrou os governos de Marcelo Caetano dos 33 aos 39 anos, numa preocupação renovadora. Foi próximo de Melo e Castro e Pinto Leite. Em 1975, passou a viver em Madrid, começando como empregado e evoluindo com sucesso nos meios empresarial e associativo. Regressado a Portugal em 1981, colaborou em grandes empresas, que apoiou na área da internacionalização, mas como dirigente associativo, dentro e fora das nossas fronteiras, participou em realizações dedicadas às problemáticas das PME’s e indústrias criativas.
Docente universitário especializou-se em organização empresarial. Após intervir no MASP, voltou à política activa, durante cinco anos, sendo deputado à AR e líder de bancada na CM de Oeiras. Veio a afastar-se do PS em oposição frontal a Sócrates. Em 2012, pôs voluntariamente termo a lugares de administração, dedicando-se a consultadoria com assumido (...)
Personagens de quase ficção
Precedido de Salazar, Caetano e Soares - retratos de muito perto
Meias verdades nos Consulados de Salazar e Caetano, no contexto da revolução de Abril e na progressiva consolidação democrática

Características

De Marcelo a Marcelo de Joaquim Silva Pinto

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Gradiva

Idioma: Português

Dimensões: 129 x 207 x 9 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 256


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Política > Política em Geral


De Marcelo a Marcelo
 

Do mesmo autor

Personagens de quase ficção
Joaquim Silva Pinto 
Precedido de Salazar, Caetano e Soares - retratos de muito perto
Joaquim Silva Pinto 
Meias verdades nos Consulados de Salazar e Caetano, no contexto da revolução de Abril e na progressiva consolidação democrática
Joaquim Silva Pinto 

Veja outros titulos do tema

Alberto Gonçalves 
A maldição neoliberal
Alfredo Barroso 
Joaquim Vieira 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal