Crime e Punição - As Melhores Citações - Helena Resende da Silva
Edição/reimpressão:
2004
Páginas:
140
Editor:
Edições Almedina
ISBN:
9789729916052
Idioma:
Português
10%
€12,12
Ganhe €1,21
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

O CRIME, sendo uma conduta violadora de interesses individuais e colectivos, sempre suscitou aprofundadas análises e acesas polémicas. Não surpreende, assim, o nascimento da criminologia, ciência empírica que estuda o crime, o delinquente, a vítima e o controlo social dos delitos. Ao longo dos séculos, debateram-se várias teorias criminológicas, que divergiam consoante a visão adoptada acerca do homem e da sociedade. Esta compilação procura reunir uma diversidade de pensamentos que traduza a evolução do Direito Penal e dos valores que norteiam a conduta humana. Seja como auxiliar do estudo da evolução histórica do Direito Penal, seja como contributo para uma reflexão sobre o crime e a punição, esperamos que a presente recolha se revista de alguma utilidade para o leitor.

Prefácio

O crime, sendo uma conduta violadora de interesses individuais e colectivos, sempre suscitou aprofundadas análises e acesas polémicas. Não surpreende, assim, o nascimento da criminologia, ciência empírica que estuda o crime, o delinquente, a vítima e o controlo social dos delitos.
Ao longo dos séculos, debateram-se várias teorias criminológicas, que divergiam consoante a visão adoptada acerca do homem e da sociedade. Dado que não existe sociedade sem criminalidade, não é possível estudar o crime, considerado em abstracto, sem evocar o meio social onde se desenvolve.
Daí a conclusão de Gresham M. Sykes : "ao estudar o crime devemos ter consciência de que as descobertas científicas, normalmente consideradas como impessoais e objectivas, trazem invariavelmente consigo a marca do tempo e do lugar".
Essa marca está igualmente presente quando o jurista interpreta e aplica a lei penal. São as suas crenças sobre a natureza humana e sobre a ordem social que determinam, consciente ou inconscientemente, a adopção de uma determinada jurisprudência ou doutrina.
Com o correr dos tempos, alteraram-se as respostas a questões como: - Será o criminoso responsável pêlos seus actos ou vítima de um estado doentio?
- A ocasião faz o ladrão ou existe o livre arbítrio?
- Se a personalidade determina o crime, o que é que determina a personalidade?
Esta compilação procura reunir uma diversidade de pensamentos que traduza a evolução do Direito Penal e dos valores que norteiam a conduta humana.
Enquanto que alguns comentários são plenos de actualidade, outros reflectem um determinado contexto histórico. Nesse sentido procuramos, sempre que possível, identificar o seu autor, juntando alguma informação biográfica.
Seja como auxiliar do estudo da evolução histórica do Direito Penal, seja como contributo para uma reflexão sobre o crime e a punição, esperamos que a presente recolha se revista de alguma utilidade para o leitor.

Crime e Punição - As Melhores Citações de Helena Resende da Silva

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Crime e Punição - As Melhores Citações
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

Crime e Punição - As Melhores Citações de Helena Resende da Silva

Ano de edição ou reimpressão: 2004

Editor: Edições Almedina

Idioma: Português

Dimensões: 143 x 207 x 8 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 140


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Direito > Geral


Crime e Punição - As Melhores Citações
 

Do mesmo autor

Helena Resende da Silva 
Helena Resende da Silva 
Helena Resende da Silva 

Veja outros titulos do tema

(8.ª Edição)
A. Santos Justo 
José Falcão 
Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (2ª Edição)
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal