Como Liderar Empresas Familiares - Miguel Pina e Cunha
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
208
Editor:
Lua de Papel
ISBN:
9789892338866
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€14,90
Ganhe €1,49
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Como é que se despede um filho incompetente? Como se afasta da administração o pai ou o avô que criaram um negócio de sucesso, mas deixaram de estar à altura do cargo? Dilemas deste género são típicos das empresas familiares que, apesar de disputarem o mercado com todas as outras, se regem por regras diferentes. Por norma, crescem em torno de um "clã", que partilha objetivos e paixões comuns (afinal o negócio é da família). Mas heranças, sucessões, promoções e rivalidades internas podem gerar conflitos insanáveis e destrutivos - que rapidamente saltam para as manchetes dos jornais quando estala o verniz.

Em Como Liderar Empresas Familiares três professores universitários e um jornalista analisam esse tipo de empresas sob duas perspetivas: o lado solar, que elenca as suas vantagens únicas, e o lado lunar, que debate as fraquezas específicas que podem arrastar a família para o fracasso. Ambos os lados têm pontos em comum com as empresas não familiares, afinal grandes grupos como Corticeira Amorim, Jerónimo Martins, Sonae ou Viagens Abreu são, na sua génese, empresas familiares.

O foco deste livro pioneiro é justamente a liderança e as contradições que enfrenta. Como equilibrar sentimentos com racionalidade empresarial? Como combinar nepotismo com meritocracia? Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego, Alexandre Dias da Cunha e Filipe S. Fernandes apresentam uma obra tão sintética quanto abrangente, onde não faltam os números, a investigação, mas também as histórias ilustrativas vividas em empresas nacionais e estrangeiras.

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Como Liderar Empresas Familiares
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Miguel Pina e Cunha

Miguel Pina e Cunha é professor catedrático na Nova School of Business and Economics. Tem investigado processos organizacionais positivos e negativos. Faz ou fez parte dos corpos editorais de revistas como Management Learning, Organization Studies e Strategic Entrepreneurship Journal. É autor ou coautor de mais de quarenta livros nas áreas das organizações e da gestão. Colaborou, entre outras, com a LUISS (Roma), Mediterranean School of Business (Tunis) e Universidad de Los Andes (Bogotá). Na sua escola foi diretor da licenciatura e do mestrado em gestão, diretor do MBA, subdiretor e presidente do conselho científico. Em 2014 a APG considerou-o uma das 25 pessoas mais influentes da gestão de pessoas em (...)
Cães e cãopetências na vida organizacional
Uma viagem aos confins das más práticas de liderança (2ª Edição)

Bibliografia

2017
Edições Sílabo
2017
Edições Sílabo
2017
Edições Sílabo
2016
Edições Sílabo
2016
Editora RH

Arménio Rego

É professor catedrático convidado na Católica Porto Business School. Autor ou coautor de diversos livros nas áreas da liderança e da gestão de pessoas. Tem realizado formação, coaching e consultoria nas mesmas áreas. Publicou em revistas como Human Relations, Journal Management, Journal of Business Ethics, Journal of Business Research, Journal of Occupational Health Psychology e The Leadership Quarterly. Com trabalhos de investigação premiados em Portugal e no estrangeiro, a APG considerou-o, em 2014, uma das 25 pessoas mais influentes da gestão de pessoas em (...)
Cães e cãopetências na vida organizacional
Uma viagem aos confins das más práticas de liderança (2ª Edição)

Bibliografia

2017
Edições Sílabo
2017
Edições Sílabo
2017
Edições Sílabo
2016
Edições Sílabo
2016
Editora RH

Filipe S. Fernandes

Filipe S. Fernandes, jornalista, colabora com o Jornal de Negócios, o Diário Económico e o Correio da Manhã.
Já escreveu nos jornais Semanário, Expresso e nas revistas Fortunas & Negócios e Exame. É autor de entre outros livros de Alexandre Soares dos Santos, Fortunas & Negócios - Empresários do Século XX, Organizem-se! A Gestão Segundo Pessoa, À Minha Maneira – Como Salazar Resolveu o Grande Escândalo Financeiro do Estado Novo. Em co-autoria: com Hermínio Santos, Excomungados de Abril, com Luís Villalobos, Negócios Vigiados e com Isabel Canha, António Champalimaud: Construtor de Impérios. Isabel dos Santos: Segredos e Poder do Dinheiro é a sua mais recente (...)

Bibliografia

2017
Fundação Francisco Manuel dos Santos
2015
Editorial Planeta
2015
Casa das Letras
2013
Matéria Prima
2011
A Esfera dos Livros

Características

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Lua de Papel

Idioma: Português

Dimensões: 154 x 235 x 12 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 208

Coleção: Guru


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Gestão > Organizações de Empresas


Como Liderar Empresas Familiares
 

Do mesmo autor

Miguel Pina e Cunha 
Cães e cãopetências na vida organizacional
Arménio Rego 
Uma viagem aos confins das más práticas de liderança (2ª Edição)
Arménio Rego 

Veja outros titulos do tema

Uma viagem aos confins das más práticas de liderança (2ª Edição)
Arménio Rego 
A estratégia no mundo real
Jay B. Barney 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal