Coligação de Avulsos - Abel Barros Baptista
Ensaios de crítica literária
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
290
Editor:
Cotovia
ISBN:
9789727950522
Idioma:
Português
10%
€3,00
Ganhe €0,3
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Coligação de avulsos reúne ensaios de crítica literária escritos entre 1997 e 2002 para diversos jornais e revistas (sem que isso, no caso, signifique menor rigor ou menor erudição). E ainda que esses ensaios se organizem em três grupos (literatura comparada e teoria literária, literatura portuguesa moderna e contemporânea, literatura brasileira recentemente em edição portuguesa) e incidam sobre autores tão distintos quanto Paul de Man, Herberto Helder, Bernardo Carvalho, Clarice Lispector, Saramago ou Eduardo Prado Coelho entre outros. Ao leitor atento não será estranho o tom deliciosamente irónico e provocatório de Abel Barros Baptista, talvez o nosso mais brilhante ensaísta da sua especialidade. Também porque o leitor atento não terá perdido a leitura excelente dessa obra estonteante, misto de ficção, antologia poética, ensaio literário, retrato académico, romance policial e comédia que é Importa-se de me emprestar o barroco?, escrita em parceria com Gustavo Rubim.
Coligação de Avulsos de Abel Barros Baptista

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Coligação de Avulsos
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde ensina sobretudo Literatura Brasileira. É autor de vários livros. Com Luísa Costa Gomes, escreveu O Defunto Elegante, romance epistolar, publicado em 1996, e com Gustavo Rubim Importa-se de me emprestar o Barroco?, saído em 2003, ficção/ensaio literário. Mas escreveu sobretudo ensaios no campo específico da literatura portuguesa e brasileira. Destacam-se, em particular, os seus trabalhos sobre Camilo Castelo Branco, e os estudos sobre Machado de Assis, designadamente dois livros: Em Nome do Apelo do Nome. Duas Interrogações sobre Machado de Assis (Lisboa, 1991, Prémio de Ensaio do Pen Club de Portugal; São Paulo, 2003) e, mais recentemente, Autobibliografias. Solicitação do Livro na Ficção de Machado de Assis (Lisboa, 1998, Grande Prémio de Ensaio da APE; São (...)

Características

Coligação de Avulsos de Abel Barros Baptista

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Cotovia

Idioma: Português

Dimensões: 129 x 203 x 18 mm

Páginas: 290


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Ensaios


Coligação de Avulsos
 

Do mesmo autor

Abel Barros Baptista 
Abel Barros Baptista 
Uma revisão
Abel Barros Baptista 

Veja outros titulos do tema

Umberto Eco 
Vinte Lições do Século XX
Timothy Snyder 
Stefan Zweig 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal