Coimbra - José Moças
april in portugal / avril au portugal
Edição/reimpressão:
2005
Páginas:
80
Editor:
Tradisom
ISBN:
5605347038041
Idioma:
Português
10%
€15,00
Ganhe €1,5
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

A canção Coimbra, da autoria musical de Raul Ferrão e literária de José Galhardo, serviu de mote a uma torrente expressiva de versões vocais e instrumentais, por alguns dos mais populares intérpretes, ao longo dos últimos sessenta e cinco anos. Essas interpretações musicais pertencem aos tipos mais díspares, destacando-se os do jazz e seus derivados, e os de diversas tradições latino americanas.
Este disco reúne vinte e quatro das interpretações mais significativas deste percurso, de entre as cerca de duzentas identificadas, gravadas entre 1947 e 2002.
A ideia de reunir num disco algumas destas interpretações partiu do Dr. José Miguel Júdice, proprietário do Hotel Quinta das Lágrimas, onde se encontra a Fonte dos Amores, citada na letra da canção Coimbra.

A canção Coimbra começou por referir-se aos encantos da cidade, aos estudantes e ao amor, anunciou depois a sedução de Portugal em Abril, e representa agora um mote melódico de sucesso por muitos apropriado, em textos por muitos adaptados, e, como tal de muitos já representante, numa identidade que, embora a Portugal se refira, em muito já o ultrapassou. É curioso notar como uma canção à partida portuguesa se molde tão bem a tão diferentes culturas musicais, chegando a representar de modo tão característico, e verdadeiro mesmo, o estilo musical de intérpretes tão variados.

Este disco apresenta uma selecção que se pretendeu significativa do percurso da canção, em termos históricos, e de diversificação estilística. Inclui versões que vão desde a interpretação vocal livre e íntima de Louis Armstrong, introduzida e acompanhada de perto pelo seu trompete, à aplaudida e espectacular versão do Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra, passando por Amália Rodrigues, Alberto Ribeiro, Yvette Giraud, Bing Crosby, Caetano Veloso, Eartha Kitt e Liberace entre outros. As diferentes interpretações variam, não só nos idiomas linguísticos e musicais apresentados, como também na matriz da fonte sonora utilizada, desde a liga de bronze dos sinos do carrilhão setecentista de Mafra ao aço dos recentes steel drums das Caraíbas, tocado por crianças em Inglaterra.
Este disco Coimbra / Avril au Portugal / April in Portugal / Abril em Portugal, é, assim, um fenómeno de popularidade de dimensão global, a que não é obviamente alheia a genialidade da melodia, concebida em sábia estrutura harmónica.

Todos estes intérpretes emprestaram a sua arte e o seu génio para homenagear Coimbra e Portugal. Agora é a nossa vez de o fazer, escutando estas surpreendentes e variadas versões de Coimbra.

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Coimbra
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

Ano de edição ou reimpressão: 2005

Editor: Tradisom

Idioma: Português

Dimensões: 142 x 132 x 15 mm

Encadernação: Capa dura

Páginas: 80


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Arte > Música


Coimbra
 

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

A música na Rádio Pública
Estudos de Homenagem a Manuel Carlos Brito
Manuel Pedro Ferreira 
Inclui CD
João Lóio 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal