Código do Trabalho - Teresa Coelho Moreira
Edição/reimpressão:
2004
Páginas:
1310
Editor:
Edições Almedina
ISBN:
9789724023724
Idioma:
Português
10%
€40,39
Ganhe €4,04
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Nota Prévia

Poder-se-ia ser levado a pensar, prima facie, que o Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 99/2003, de 27 de Agosto, juntamente com a sua regulamentação, constante da Lei n. ° 35/2004, de 29 de Julho, seriam o universo normativo omnímodo e compreensivo da disciplina jurídica das relações laborais in totum. E não seria levianamente que se trilharia esse caminho por parte daqueles que foram massissamente informados pêlos mais diversos órgãos de comunicação social.
A verdade, porém, é que o Diário da República nem sempre se compadece com outros diários (e semanários) e o certo, também, é que as reformas, por muito meritórias que possam ser, são sempre obras inacabadas. E quando se pensa que o fim está próximo surge sempre um novo começo. Assim, os diplomas legais referidos não abarcam, inter alia, a disciplina jurídica dos contratos de trabalho com regime especial como, ainda, v.g., o trabalho temporário.
Como a lei preambular do Código tem a sua revisão prevista a quatro anos de distância - art. 20.º -, o que aponta para l de Dezembro de 2007, a que acresce idêntica intenção traduzida na lei regulamentadora - art. 9.º —, é de crer que, não obstante a manifesta falta de coincidência das duas datas, continuem a ser desenvolvidos esforços no sentido de se alcançar um edifício jurídico melhor conseguido do ponto de vista sistemático e dogmático, a bem da sintetização e da simplificação, essenciais aos operadores e destinatários desta área do Direito.
Não pode, assim, deixar de incluir-se nesta publicação a teia de normas que constituem, ainda, o complexo acervo jurídico-laboral. E o caso, por exemplo, dos arts. 3." a 8.º e 31.º da Lei 4/84, de 5 de Abril, com a redacção e numeração constantes do Decreto-Lei n.º 70/2000, de 4 de Maio - vd. art. 10.º-2 da Lei 35/2004.
A perspectiva é, repetimo-lo, a de facultar uma visão sistemática do universo jurídico-laboral. E, assim, compreender-se-á, também, que se insiram nesta publicação diplomas legais que com os já referidos têm uma ligação praticamente umbilical. A mundividência pretendida resulta, naturalmente, de opções pessoais discutíveis, o que, nem por ser tão óbvio, deve deixar de dizer-se.
A obra está dividida em duas partes: a primeira corresponde ao designado núcleo reformista e surge subdividida em cinco títulos; a segunda, de transição com o passado mas, também, de perspectivação do futuro, compreende nove títulos, abarcando, dentro do universo laborai, as matérias mais diversas.
O utilizador, pelo simples folhear da obra, verá a divisão no topo esquerdo das páginas pares e direito das páginas ímpares. Junto ao I ou 11 aparece, também em numeração romana o correspondente título: de I a V na Parte I; e de I a IX na Parte II. Acresce, no canto superior direito das páginas pares e no canto superior esquerdo das páginas ímpares, a numeração árabe - de l a 116, dos diferentes suportes legislativos, jurisprudenciais ou outros e, ainda, os Anexos A e B. Esta última numeração surge nos índices analítico e cronológico com correspondência de páginas. Julga-se que, assim, a obra será de consulta relativamente fácil.
O objectivo da obra é o de simplificar a consulta. Com a consciência da volatilidade de alguns diplomas legais, numa época em que a reforma laborai continua, foi nosso intuito dar um pequeno contributo para o acesso mais fácil às normas laborais e às que com estas apresentam grande afinidade.

Índice

Parte I
Normas Constitucionais, Internacionais, Europeias e Comunitárias

Parte II
Normas Comunitárias
Contratos de Trabalho com Regime Especial
Diplomas e Normas Avulsas
Normas do Código Civil e Outras Afins
Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais
Ilícito de Mera Ordenação Social Laboral
Relação de Emprego Público
Justiça Laboral
Novos Rumos
Anexos

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Código do Trabalho
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

Ano de edição ou reimpressão: 2004

Editor: Edições Almedina

Idioma: Português

Dimensões: 150 x 230 x 20 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 1310


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Direito > Direito do Trabalho


Código do Trabalho
 
" />

Do mesmo autor

Volume II
Teresa Coelho Moreira 
Teresa Coelho Moreira 
Teresa Coelho Moreira 

Veja outros titulos do tema

António Monteiro Fernandes 
Manual Prático (10ª Edição)
Apelles J. B. Conceição 
3.ª Edição
Alexandra Santos Silva 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal