Clavis Prophetarum - Chave dos Profetas - Livro III - Padre António Vieira
Edição crítica por Arnaldo Espírito Santo
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
790
Editor:
Biblioteca Nacional
ISBN:
9789725652817
Idioma:
Português
20%
€37,77
Ganhe €7,55
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

É um momento histórico na literatura em língua portuguesa a edição da "Clavis Prophetarum - Chave dos Profetas". Uma obra a que Vieira, aquele a que Fernando Pessoa chamou "o imperador da língua portuguesa", dedicou mais de cinco décadas e não conseguiu publicar em vida, e que por motivos adversos só vê a luz do dia três séculos depois. Neste Livro III (o primeiro a ser publicado; os Livros I e II sairão nos próximos dois anos), Vieira sintetiza a sua utopia e a pregação que deveria ser feita para alcançar o "Reino de Cristo Consumado na Terra", antecipando ideias hoje comuns, como a de um "mundo sem fronteiras", um diálogo inter-religioso e inter-cultural, com uma pluralidade de pontos de vista que no seu tempo eram bastante revolucionários e polémicos. Esta edição foi preparada por Arnaldo Espírito Santo, que foi "chamado" para nela trabalhar por Margarida Vieira Mendes, uma grande estudiosa da obra de Vieira, que não conseguiria levar o projecto até ao fim porque morreu em 1997. Prosseguiu-o e deu-o finalmente a público Arnaldo Espírito Santo, com a ajuda preciosa do Padre Jesuíta João Pereira Gomes.
Clavis Prophetarum - Chave dos Profetas - Livro III de Padre António Vieira

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Clavis Prophetarum - Chave dos Profetas - Livro III
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Notável prosador e o mais conhecido orador religioso português, o Padre António Vieira nasceu em 1608, em Lisboa, filho primogénito de um modesto casal burguês, e faleceu na Baía em 1697. Quando tinha apenas seis anos, os seus pais mudaram-se para a Baía, no Brasil, tendo aí iniciado os seus estudos. Os jesuítas tinham sido desde sempre os portadores da cultura e civilização no Brasil, com relevo especial para os Padres José de Anchieta e Manuel de Nóbrega. Assim sendo, cursou Humanidades no colégio da Companhia de Jesus, onde revelou bem cedo dotes excecionais. Aos 15 anos, motivado pela sua fé na Virgem das Maravilhas na Sé baiana e por um sermão que ouviu sobre as torturas do Inferno, Vieira teve o seu famoso "estalo" e decidiu ingressar na Companhia de Jesus. Ante a oposição dos pais, Vieira fugiu de casa e prosseguiu a sua formação, em que predominavam as (...)

Características

Clavis Prophetarum - Chave dos Profetas - Livro III de Padre António Vieira

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Biblioteca Nacional

Idioma: Português

Dimensões: 165 x 230 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 790


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Memórias e Testemunhos


Clavis Prophetarum - Chave dos Profetas - Livro III
 

Do mesmo autor

Padre António Vieira 
Padre António Vieira 
Padre António Vieira 

Veja outros titulos do tema

Ryszard Kapuscinski 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal