Che cós’è la poesia? - Jacques Derrida
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
12
Editor:
Angelus Novus
ISBN:
9789728115944
Idioma:
Português
10%
€4,51
Ganhe €0,45
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Publicado inicialmente na revista italiana Poesia, em Novembro de 1988, e tendo preservado dessa publicação inicial o título em italiano, Che cos’è la poesia? viria depois a ser recolhido no volume Points de Suspension, em 1992.

Trata-se de uma das mais idiossincráticas reflexões sobre a poesia na obra de Derrida, uma obra na qual a poesia, e mais latamente essa «estranha instituição chamada literatura», ocupou um lugar crescente a partir de final dos anos 70.

Che cós’è la poesia? de Jacques Derrida
Críticas de imprensa
«Talvez a poesia seja a ilusão de uma plenitude - mas a própria experiência do poeta e do leitor nos dizem que se trata de algo que deixa sempre um resto.
É esse resto que resiste que surge em Derrida como «o segredo». Um segredo que inesperadamente aparece sob o signo de um animal que, enovelando-se sobre si próprio, representa o próprio movimento da escrita de Derrida: o ouriço. Segredo, sim, «um segredo partilhado, a um tempo público e privado, absolutamente um e outro, absolvido de fora e de dentro, nem um nem outro, o animal lançado na estrada, absoluto, solitário, enrolado em bola junto de si».
Para Jacques Derrida (…), o poema vem sempre do outro, é um ditado do outro, que eu desejo aprender de cor, isto é, através do coração que memoriza um texto que se define pela concisão e a economia das palavras. Há um percurso do poema (e a poesia não existe, só existem poemas), que vai desde o cais de partida ao porto de chegada, deixando que se inscreva no texto a marca da origem e as vicissitudes do percurso (desfiguração, transfiguração, indeterminação), e tendo sempre no horizonte a potencial relação com um referente: «Come, bebe, engole a minha letra, porta-a, transporta-a em ti como lei de uma escrita em que o teu corpo se tornou: a escrita em si». Que esta escrita em si tenha a ver com a configuração linguística do poema de que fala Adorno, eis o que me parece bastante óbvio. Mas o que em Derrida se reforça é a energia do «tu» e a paixão do singular: «Chamarás poema a uma encantação silenciosa, à ferida áfona que de ti desejo aprender de cor.»
Eduardo Prado Coelho, «Esse Pássaro Fluido», Público / Mil Folhas

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Che cós’è la poesia?
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Jacques Derrida nasceu em El-Biar, Argélia, em 1930 e faleceu a 11 de Outubro de 2004. Membro do Colégio Internacional de Filosofia, professor de Ciências Sociais na École des Hautes Études, em Paris, é um dos mais ricos e controversos pensadores de nossa época. O movimento da desconstrução, que constitui o fulcro de sua obra, aborda o filosófico e o literário, mas igualmente, por meio da autobiografia, todos os aspectos políticos da vida, do direito às biotecnologias, passando pelas telecomunicações e pela (...)
The Question Of Being And History
Theatrical Fields. Critical Strategies In Performance, Film, And Video

Bibliografia

2017
THE UNIVERSITY OF CHICAGO PRESS
2016
THE UNIVERSITY OF CHICAGO PRESS
2016
VERLAG DER BUCHHANDLUNG WALTHER KONIG
2016
BLOOMSBURY PUBLISHING PLC

Características

Che cós’è la poesia? de Jacques Derrida

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Angelus Novus

Idioma: Português

Dimensões: 145 x 225 x 2 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 12


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Poesia


Che cós’è la poesia?
 

Do mesmo autor

Jacques Derrida 
The Question Of Being And History
Jacques Derrida 

Veja outros titulos do tema

José Tolentino Mendonça 
Nikolai Gógol 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal