Carême: Cozinheiro Dos Reis (eBook) - Ian Kelly
Formato do ficheiro:
E-pub
Edição/reimpressão:
2005
Páginas:
287
Editor:
Zahar
ISBN:
9788537802137
Idioma:
Português do Brasil
Disponibilidade Imediata
 

sobre o produto

Antonin Carême foi o primeiro chef a se tornar uma celebridade - e a cobrar muito caro por isso. A saborosa biografia escrita por Ian Kelly, ator e gourmet que já viveu Carême no palco, reconstitui a vida do menino órfão, que foi abandonado à própria sorte nos tumultuados anos da Revolução Francesa, e acabou se transformando no cozinheiro preferido de políticos como Napoleão e o czar Alexandre e milionários como o casal Rothschild. Conhecido como "cozinheiro dos reis e rei dos cozinheiros", Carême soube entender como poucos a transformação pela qual passava a França depois da Revolução e, sobretudo, depois dos sangrentos anos do Terror instaurado pelo governo jacobino. Desde a euforia coletiva com que tinha saudado a queda de Robespierre, em 1784, Paris tentava se reinventar como a "Cidade Luz" e a capital da comida. E chegaria assim ao século XIX, com a colaboração fundamental de Carême. Metódico, mas profundamente criativo, ele era um apaixonado por sopas - criou centenas de receitas delas - mas ficou mais conhecido como pâtissier. Tinha obsessão por arquitetura e costumava criar sobremesas feitas de açúcar que tinham a forma de templos gregos ou igrejas e decoravam as mesas das recepções reais. Aperfeiçoou a massa folhada - criou o vol-au-vent - e também foi um mestre em pratos frios, doces ou salgados. Inventou ainda a estrutura de cardápio que conhecemos hoje - com entrada, pratos principais e sobremesa - e também popularizou o serviço russo, em que o comensal recebe um prato de cada vez. Antes dele, todos os pratos eram dispostos num confuso sistema de bufê. Foi o primeiro a chamar o que fazia de "nouvelle cuisine", termo que, até hoje, é usado para classificar toda grande ruptura no meio gastronômico. Carême - que morreu aos 48 anos, envenenado pela fumaça de carvão dos fogões - foi o pioneiro da nouvelle cuisine com muita justiça: a mesa nunca foi a mesma depois dele.
Carême: Cozinheiro Dos Reis (eBook) de Ian Kelly

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Carême: Cozinheiro Dos Reis
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Ian Kelly (1966) é escritor, historiador e actor. Como actor, entre outros, trabalhou no primeiro episódio da série Harry Potter, como pai de Hermione Granger. Para além da biografia de Giacomo Casanova (prémio de biógrafo do ano do Sunday Times), que alcançou grande sucesso, publicou também as biografias de Beau Brummell e de (...)
La Pom Beginner To Advanced Tricks, Fun Games, Agility & More
de: Ian Kelly 
Comedy, Tragedy And Murder In Georgian London
de: Ian Kelly 

Bibliografia

2015
Nick Hern Books
2015
Ideia-Fixa
2013
Pan MacMillan
2012
Pan MacMillan
2009
HODDER & STOUGHTON GENERAL DIVISION

Características

Carême: Cozinheiro Dos Reis (eBook) de Ian Kelly

Ano de edição ou reimpressão: 2005

Editor: Zahar

Formato do ficheiro: E-pub

Tamanho do ficheiro: 2.00 mb

Idioma: Português do Brasil

Suporte: Produto Download

Páginas: 287


Tipo de Produto: eBook

Classificação Temática:

eBooks em Português
Literatura > Biografias


Do mesmo autor

La Pom Beginner To Advanced Tricks, Fun Games, Agility & More
Ian Kelly 
Ian Kelly 
Ian Kelly 

Veja outros titulos do tema

Jotabê Medeiros 
Cartas Inéditas De Dom Pedro I À Marquesa De Santos
Paulo Rezzutti  
A História Do Diário Que Comoveu O Mundo
Francine Prose 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal