Caçadores, Camponeses e Combustíveis Fósseis - Ian Morris
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
448
Editor:
Bertrand Editora
ISBN:
9789722532495
Idioma:
Português
10%
€22,20
Ganhe €2,22
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Como evoluíram os valores humanos Nos dias de hoje a grande parte dos cidadãos ocidentais considera a democracia e a igualdade de género coisas boas e a violência e a desigualdade más. Mas a maioria das pessoas que viveram nos 10 000 anos anteriores ao século XIX pensava justamente o contrário. Recorrendo à arqueologia, à antropologia, à biologia e à história, Ian Morris explica-nos porquê. O resultado é um novo olhar sobre a evolução dos valores humanos, com profundas implicações na forma como entendemos o passado e antevemos o futuro. Morris defende que, a longo prazo, as mudanças de valores fundamentais são movidas pela força mais básica de todas: a energia.

Os seres humanos tiveram três principais fontes para obterem a energia de que necessitaram: forrageamento, agricultura e combustíveis fósseis. Cada fonte de energia estabelece os limites estritos dentro dos quais as sociedades podem ter sucesso, e cada tipo de sociedade recompensa valores específicos. Nos pequenos grupos forrageiros, as pessoas que valorizam a igualdade mas que estão prontas para resolver os problemas violentamente têm melhor desempenho do que as que não estão; nas grandes sociedades agrícolas, as pessoas que valorizam a hierarquia e que estão menos dispostas a usar a violência têm melhores desempenhos; e nas grandes sociedades de combustíveis fósseis, o pêndulo oscilou em direção à igualdade, mas afastou-se ainda mais da violência.

Mas se o nosso mundo de combustíveis fósseis favorece sociedades abertas e democráticas, a revolução em curso na captação de energia pode significar que os nossos valores mais queridos podem, muito em breve, deixar de o ser.
Caçadores, Camponeses e Combustíveis Fósseis de Ian Morris

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Caçadores, Camponeses e Combustíveis Fósseis
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Ian Morris é professor de História e Arqueologia na Universidade de Stanford. Nascido em Stoke-on-Trent, Inglaterra, em 1960, vive agora nas montanhas de Santa Cruz, na Califórnia. Dirigiu inúmeras escavações arqueológicas na Grécia e em Itália e já editou 11 livros entre os quais O Domínio do Ocidente e Guerra - Para Que Serve?, ambos publicados pela Bertrand (...)

Bibliografia

2016
ATICO DE LOS LIBROS
2016
Bertrand Editora
2015
Profile Books Ltd
2015
Princeton University Press
2014
NORTHERN ILLINOIS UNIVERSITY PRESS

Características

Caçadores, Camponeses e Combustíveis Fósseis de Ian Morris

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Bertrand Editora

Idioma: Português

Dimensões: 148 x 233 x 30 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 448


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
História > História em Geral


Caçadores, Camponeses e Combustíveis Fósseis
 

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

De animais a Deuses (4ª Edição)
Yuval Noah Harari 
Yuval Noah Harari 
As condenações trágicas de monarcas, filósofos, revolucionários, criminosos e heróis
Ana Margarida de Carvalho 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal